O Réveillon em Paraty é um dos eventos mais esperados do ano, essa data é muito importante para os paratienses, que fazem questão de comemorar de maneira especial!
Paraty é o cenário ideal para começar um novo ano, é impossível não desfrutar de momentos inesquecíveis, relaxar e renovar as energias. Se você gostou da ideia, acompanhe as nossas dicas do que fazer em Paraty no Réveillon.
Praias de Paraty
A maioria das pessoas gosta de passar a virada do ano na praia, e em Paraty não faltam praias magníficas para curtir os últimos dias do ano velho, por isso, aqui vão algumas dicas valiosas!
A praia do Pontal e a praia do Jabaquara são as mais tradicionais, por serem próximas do Centro Histórico o acesso é fácil. Em ambas haverá programação especial de Reveillon com shows. A vantagem dessas praias é a facilidade, mas há outras praias mais bonitas e preservadas com acesso de carro ou com passeio de escuna ou barco. Outra opção é fazer passeios privativos em barcos menores ou lanchas.
Algumas das praias mais visitadas com passeios de barco são a Ilha Comprida, Lagoa Azul, Saco da Velha, Ilha do Algodão, Praia do Engenho, dentre outras.
Há outras opções de praias nos arredores de Paraty, cujo acesso é por estradas, como a Praia do Sono (que tem ainda uma bela trilha a pé), Praia Grande, São Gonçalo, Prainha, e uma das mais famosas pela beleza é a de Trindade.
Trindade é um destino muito procurado em Paraty, e está localizada a 30 km do trevo de Paraty, situada dentro da Área de Proteção Ambiental do Cairuçu e do Parque Nacional da Serra da Bocaina.
Nessa região você encontrará lindas praias, trilhas e cachoeiras com diversas opções de hospedagem, compras e gastronomia.
Outra opção muito procurada e que conta com 33 praias é o Saco do Mamanguá, que consiste em uma entrada de mar com 8 km de extensão e 2 km de largura.
A beleza desse lugar é inigualável, o acesso é possível por trilha que é considerada de nível difícil ou de passeio de barco. De ambas as formas você vai se encantar com a biodiversidade e paisagens belíssimas.
Para ir de barco, você pode ir até Paraty-Mirim, de carro ou ônibus, e contratar uma travessia na hora. Mas, o passeio ideal pode ser feito em passeio privativo de lancha ou ainda em um roteiro especial.
Experiências e atividades na natureza
Para quem gosta de contato com a água, não faltam opções de atividades aquáticas, tanto no mar, quanto nos rios, você pode escolher entre SUP, canoas, caiaques, rafting, bóia cross e mergulho.
A proximidade ao mar é ideal para quem gosta de cumprir seus rituais de passagem e dar as boas-vindas ao ano que está chegando fazendo as tradicionais oferendas à Iemanjá.
Parece clichê dizer que Paraty é o destino de natureza mais exuberante do mundo, mas são muitas as opções de praias, trilhas, passeios e atividades em contato com a riqueza natural da região.
Você pode escolher as atividades que mais tem a ver com você para relaxar neste fim de ano, como caminhadas, observação de pássaros, cavalgada ou arvorismo, ou muita adrenalina com várias opções de esportes radicais como o Rafting e Tirolesa, ou ainda quem sabe um passeio ecológico de bike.
As opções de trilhas também impressionam pela quantidade e beleza, o Caminho do Ouro é um dos mais procurados por seus atrativos naturais e históricos.
O Caminho do Ouro é uma estrada construída pelos escravos entre os séculos XVII e XIX, a partir de trilhas feitas pelos índios guaianazes, a Estrada Real.
O local é preservado e está localizado em plena Mata Atlântica no Parque Nacional da Serra da Bocaina.
A entrada do Caminho do Ouro está localizada no bairro Penha, em frente à Igreja da Penha e próximo à entrada da Cachoeira do Escorrega, mas a visitação só é permitida com guias autorizados.
As cachoeiras são uma atração à parte, sem dúvida não há forma melhor de renovar as energias e lavar a alma do que um banho de cachoeira.
Você pode escolher entre as diversas opções como a Cachoeira dos Codós, Taquari, Iriri, Pedra Branca, e muitas outras.
Para curtir estes roteiros na Mata Atlântica com conforto, segurança e todas as informações de guias credenciados, contrate um passeio em uma das agências de turismo da cidade.
Paraty também oferece opções de Agroecologia, é o caso da Fazenda Bananal, localizada em uma área de 180 hectares com mais de 70% de Mata Atlântica preservada, uma oportunidade única de visitar uma fazenda original do século XVII, que foi restaurada e impressiona por manter fielmente a arquitetura da época. Ela já foi alambique e ainda preserva a imponente roda d’água
Atualmente o local oferece várias opções de visitação, incluindo um restaurante onde os deliciosos pratos servidos são preparados com a colheita fresquinha realizada na própria Fazenda (Farm-to-Table).
Opções culturais em Paraty
As opções culturais são imperdíveis, e vão desde o tradicional o City Tour no Centro Histórico e as visitas a Igrejas históricas e o Museu de Arte Sacra até a Casa de Cultura e o Sesc Paraty, todos são pontos de visita obrigatórios para quem é apaixonado por cultura e história.
Aproveite os últimos dias do ano para mergulhar nesse universo cultural e visite também o Forte do Defensor Perpétuo e os ateliers de artistas plásticos no centro de Paraty.
Outra opção incrível de imersão cultural é a visita a comunidades tradicionais locais, como o Quilombo Campinho da Independência, as vilas caiçaras e as aldeias indígenas, como a Aldeia dos Índios Guarani.
Depois dessa imersão cultura intensa que tal desfrutar de deliciosas cachaças nos conhecidíssimos Alambiques de Paraty e se encantar ainda mais com o artesanato local?
A cachaça de Paraty possui selo de procedência que garante a sua qualidade e autenticidade.
O artesanato de Paraty também é único, ele é conhecido por sua riqueza de detalhes e se diferencia pela beleza artística e originalidade das peças. Visite o MAR – Mercado das Artes na Praça da bandeira e compre belas lembranças de sua viagem a Paraty.
Todas essas opções vão entreter você e sua família até a esperada hora da virada, que é tradicionalmente comemorada com a observação da queima de fogos de vários pontos da cidade. Veja a Programação da Virada.
O ponto mais tradicional fica em frente da Capelinha, onde as pessoas vestidas de branco comemoram a chegada do novo ano juntas num clima leve e acolhedor.
Gastronomia em Paraty
Temos algumas dicas de Ceia de Reveillon nos melhores restaurantes da cidade. Fique atento(a) pois é necessário fazer reserva antecipada para garantir seu lugar.
Aliás, depois de todas estas atividades e passeios, se a fome apertar, nunca é tarde para lembrar que você está em um dos melhores lugares do mundo para se deliciar com as diversas opções gastronômicas. Afinal, Paraty é Cidade Criativa pela Gastronomia segundo a UNESCO.
Gostou das nossas dicas de Réveillon em Paraty? Então vem para Paraty, cidade Patrimônio Mundial pela UNESCO, devido à sua história, cultura e biodiversidade preservados.