Paraty, turismo, cultura e natureza

Saco do Mamanguá

Saco do Mamanguá - Vista do Pão de Açúcar

O município de Paraty está cheio de lugares especiais, cada um com seu encanto natural e cultural.

O Saco do Mamanguá é um desses locais que, ao se visitar, se tem a sensação de que o tempo deveria parar e que tudo deveria permanecer exatamente assim, com sua beleza sem igual.

O Saco do Mamanguá é uma entrada de mar com 8 km de extensão e 2 km de largura. Possui 33 praias e 8 comunidades caiçaras.

O fundo do Mamanguá tem uma belíssima área de mangue super preservada.

A biodiversidade do local realmente impressiona. Muitas espécies de árvores, bromélias, flores podem ser vistas. No mangue, podem ser vistos facilmente diversos pássaros e caranguejos.

Para se chegar ao Saco do Mamanguá pode-se ir de barco, saindo de Paraty-Mirim, ou por trilha (para quem está com bom condicionamento físico).

Mas, para entrar na área de mangue, apenas pode ser feito usando embarcações sem motor, como caiaques e canoas.

NUNCA ENTRE NO MANGUE COM EMBARCAÇÃO MOTORIZADA !!! Isto destruirá o equilíbrio ecológico do local. 

O ideal é visitar o Mamanguá com guia local que, além de garantir a segurança do visitante, faz de tudo para preservar o meio ambiente e traz informações relevantes sobre o modo de vida e a ecologia.

Várias praias podem ser visitadas e, também, uma boa dica é fazer uma caminhada até o topo do Pão de Açúcar. A foto principal desta página foi tirada lá de cima.

Ao visitar o Mamaguá aproveite também para conhecer seus moradores, seu estilo de vida, sua sabedoria popular, seu artesanato e, claro, saborear um bom peixinho fresco.

Material Adicional

Consulte também

3º Encontro de Numismática de Paraty
02/05 a 04/05/2-24
2º Encontro de Cervejarias Artesanais de Paraty
02/05 a 04/05/2024
5º Circuito Cervejeiro
Dia 04/05/2024
Previous
Next
Compartilhe em suas redes sociais: