Caminho do Ouro

Caminho do Ouro em Paraty - Estrada Real

Estrada construída pelos escravos entre os séculos XVII e XIX, a partir de trilhas dos índios guaianazes, a Estrada Real, Caminho do Ouro em Paraty, está bastante preservado e se encontra envolto pela exuberância da Mata Atlântica do Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Ponto de passagem obrigatório, nos séculos XVII e XVIII, o caminho ligava Minas Gerais a Rio de Janeiro e São Paulo. No chamado “Ciclo do Ouro”, Paraty exercia a função de Entreposto Comercial e também por sua posição geográfica, porto escoadouro da produção de ouro de Minas para Portugal. Foi uma das mais importantes cidades portuárias do século XVIII.

Marcos sinalizadores da Estrada Real em ParatyPor todo o trajeto da Estrada Real foram colocados marcos sinalizadores.

Visitar o Caminho do Ouro permite conhecer, não só uma importante obra de engenharia, mas também uma ecologia deslumbrante e o povo paratiense com sua cultura, seu passado e seu presente. Cachoeiras, ateliers, alambiques, comidinha caseira e muito mais.

A entrada do Caminho do Ouro em Paraty está no bairro Penha, em frente à Igreja da Penha e próximo à entrada da Cachoeira do Escorrega.

A visitação só é permitida com guias autorizados, pois o Caminho hoje passa por propriedades particulares.

Compartilhe em suas redes sociais: