Museu de Arte Sacra de Paraty

Museu de Arte Sacra de Paraty

MUSEU DE ARTE SACRA DE PARATY/IBRAM funciona na Igreja de Santa Rita, cartão-postal da cidade e possui um acervo de peças de barro, madeira e metal dos séculos XVII, XVIII, XIX, chegando até o início do século XX. São todas peças encontradas em Paraty, nas igrejas do Centro Histórico e também nas igrejas da área rural e costeira.

Igreja de Santa Rita - Museu de Arte Sacra de ParatyO altar principal e os retábulos laterais encontram-se preservados, já que a igreja, embora abrigue o museu, ainda mantém a sua função religiosa, principalmente nas festas do amplo calendário litúrgico de Paraty.

Além da nave principal, pode-se visitar a sacristia e o consistório. Neste último há um terminal multimídia onde as religiões de Paraty são apresentadas com mapas, fotos e depoimentos. No consistório também encontram-se, em sala protegida, peças de prata usadas nos ofícios religiosos e nas festas. Destaque para a custódia da procissão de Corpus Christi e as coroas do Imperador do Divino e do Rei e da Rainha do Rosário.

Em breve, o columbário lateral e antigo cemitério também poderão ser vistos, onde houve uma série de achados arqueológicos.

O Museu possui rampas de acesso em todo seu espaço e também tem 3 réplicas de peças de seu acervo para manuseio, com placas descritivas com legendas em braille. 

Muitas das peças expostas no Museu podem ser vistas pelas ruas do Centro Histórico em festas como Semana Santa, Festa do Divino, Corpus Christi e outras.

Grupos e escolas podem agendar uma visita guiada.

Horário de Funcionamento:
Aberto às terças, quintas, sábados e domingos, das 09h às 12h e das 14h às 17h

Entrada Franca

Observações:
Não é permitido a entrada em trajes de banho
Não é permitido tirar fotos no local
Os pertences devem ser colocados nos armários na entradaterças, quintas, sábd

Compartilhe em suas redes sociais: