Notícias, dicas de viagem, eventos em Paraty

No próximo domingo a cidade de Paraty entrará no clima da Semana Santa, e com ela vem uma programação repleta de cerimônias, festividades e cultura.

Não só fiéis mas também visitantes de todos os cantos do Brasil e do mundo participam das cerimônias e procissões. E essa bela manifestação de fé e cultura do povo paratiense tem sido preservada em sua essência.

Confira abaixo a programação do evento:

Terça 03 de Abril:

19h30 – Procissão do Encontro: A procissão representa as imagens de Cristo e de Nossa Senhora das Dores se encontrando. Os homens saem da Igreja Matriz com a imagem do “Senhor dos Passos” e as mulheres saem da Igreja Nossa Sra. das Dores com a imagem de “Nossa Senhora” e percorrem os Passos da Paixão dispostos ao longo do Centro Histórico. Depois o Cristo crucificado é levado para a igreja onde ficava junto ao passo que remonta o calvário.

Quarta 04 de Abril:

19h30 – Ofício de Trevas: A cerimônia do ofício das trevas voltou a ser celebrada em 2011 após 50 anos de interrupção e ainda hoje é realizado em poucos pontos do Brasil. O evento é realizado dentro da Igreja Matriz e conta com toda a tradição religiosa de Paraty.

Quinta 05 de Abril:

00h00 – Procissão do Fogaréu (Prisão): A Procissão do Fogaréu conhecida também como Procissão da Prisão ou Endoenças é um dos momentos mais esperados da Semana Santa em Paraty.  As luzes dos postes são apagadas e apenas as chamas das tochas iluminam as ruas de pedra da cidade, complementada por sons incessantes das matracas nas mãos dos fiéis.

Sexta 06 de Abril:

19h30 – Procissão do Senhor Morto (Enterro): A Procissão do Senhor Morto é uma cerimônia com forte cunho teatral e emocional, típica dos séculos XVII e XVIII. Dela participavam personagens religiosos vestidos a caráter como Nossa Senhora, Maria Madalena, Samaritana, Verônica, representada por um anjo e São João e garante um bom espetáculo nas ruas belas e encantadoras do Centro Histórico.

Sábado 07 de Abril:

00h00 – Procissão da Ressurreição: Em comemoração ao domingo de Páscoa, ocorre a Procissão da Ressurreição.

Domingo 08 de Abril:

17h00 – Preparações para a Festa do Divino: No domingo a tarde, será levantado o mastro da Festa do Divino, dando início oficialmente as festividades, e à noite acontece a missa da Páscoa do Senhor, a coroação e o translado da imagem de Nossa Senhora das Dores da Igreja Matriz para a Capela de Nossa Senhora das Dores.

Para maiores informações acesse: http://www.paraty.com.br/feriados/semanasanta/

Para informações da programação de cerimônias religiosas acesse: http://migre.me/8qKEr

Parte do projeto de divulgação da cidade de Paraty (www.paraty.com.br) o “Blog de Paraty” foi montado para aproximar ainda mais os internautas das informações, dicas e notícias de Paraty.

Deixe um comentário




*