Notícias, dicas de viagem, eventos em Paraty

John Pizzarelli no Bourbon Festival Paraty

Um dos eventos mais esperados do ano em Paraty é o Bourbon Festival Paraty. É a oportunidade de assistir a grandes shows de música da melhor qualidade em um ambiente delicioso, totalmente de graça. São 3 dias de muito jazz, blues, R&B e soul em palcos ao ar livre, com grandes nomes nacionais e internacionais.

(Conteúdo atualizado)

A primeira edição do Bourbon Festival Paraty aconteceu em 2009 e o sucesso foi imediato. A partir daí o evento foi incorporado ao calendário de eventos do município de Paraty e não saiu mais. O evento é organizado pelo Bourbon Street Music Club, tradicional casa de shows de São Paulo, que se inspirou na cidade de New Orleans para trazer grandes nomes do jazz para o Brasil. (Conheça Edgard Radesca, o idealizador do Bourbon Festival Paraty)

Quem vai a Paraty nestas datas encontra uma cidade transformada, que respira música. Os shows acontecem em dois palcos principais, um na Praça da Matriz e outro no Largo de Santa Rita. Além destes são também armados outros palcos menores onde acontecem shows durante os dias de sábado e o domingo abrindo oportunidades para artistas menos conhecidos. Circulando pelas ruas do Centro Histórico, o Orleans Street Jazz Band apresenta um jazz tradicional, com um clima típico de New Orleans.

 

O PALCO DA MATRIZ

O Palco da Matriz fica localizado na praça da Matriz, ao lado da Igreja de N.Sra. dos Remédios. Uma grande cobertura é montada de forma a abrigar o palco e boa parte do público. A área é aberta e não há cobrança de ingressos. Quem chega primeiro consegue ficar mais próximo do palco, mas mesmo quem chega mais em cima da hora consegue acompanhar os shows ao vivo e com a ajuda de telão. O público fica em pé, com muita animação. No intervalo das apresentações a música fica sob o comando do D.J. Crizz , que mescla muitos estilos agradando a todos os gostos musicais.

No palco da Matriz acontecem 3 shows por noite, às 21h, 22h30 e 24h. É importante informar que o som alto vai até o final do terceiro show. Portanto, quem quiser dormir cedo deve se hospedar um pouco mais distante da Praça da Matriz. Mas normalmente quem vai para a cidade durante o evento dificilmente quer perder os shows.

 

O PALCO SANTA RITA

O Palco Santa Rita é montado em frente à Igreja de Santa Rita, tradicional cartão postal de Paraty. Os shows lá acontecem no sábado e no domingo à tarde. O ambiente é bem descontraído e relaxante, com as pessoas sentadas no gramado entre o palco e a igreja. O clima ameno das tardes de outono é muito agradável, pois nesta época do ano dificilmente chove. O público estende suas toalhas ou cangas para sentar no gramado, alguns levam uma bebida ou um petisco, grupos de amigos formam rodinhas e o som atrai a atenção de todos. Imperdível!

 

OS BUSKERS

Pequenos palcos são montados em outros pontos do Centro Histórico, com shows de artistas menos conhecidos. O público fica ao redor, muito próximo dos músicos, curtindo o som e interagindo com o espetáculo. É a oportunidade de conhecer novos artistas, podendo ficar mais tempo nos shows que gostar mais e procurando o estilo que mais agrada.

 

ORLEANS STREET JAZZ BAND

Esta banda é uma atração à parte, uma presença marcante do festival. O jazz tradicional de New Orleans, com instrumentos típicos como o Dashboard, agrada demais ao público trazendo muita animação por onde passa. De repente, quando você está andando pelas ruas do centro, você encontra com o grupo de músicos tocando peças que fizeram sucesso com Louis Armstrong, Jelly Roll Morton, Lester Young e outros jazzistas da primeira metade do século passado. O público acompanha a execução formando uma rodinha. O ambiente bucólico do Centro Histórico combina demais com a música tradicional, encantando aos turistas. Não perca!

 

TURISMO

As atrações musicais acontecem principalmente à tarde e à noite. Então é possível aproveitar as manhãs para passear pelas belezas de Paraty, ir a uma praia ou cachoeira, almoçar em um ótimo restaurante da cidade, fazer um passeio de barco, e, ao voltar, acompanhar a programação do festival no Centro Histórico de Paraty.

É uma ótima oportunidade de aliar o turismo de Paraty com música da melhor qualidade!

FIQUE DE OLHO NA PROGRAMAÇÃO DO BOURBON 2022 EM :
https://paraty.com.br/bourbon-festival-paraty/

 

GALERIA DE FOTOS DE ARTISTAS QUE SE APRESENTARAM NO BOURBON FESTIVAL PARATY NESTES 10 ANOS:

 

Deixe um comentário




*