Está se aproximando o tão esperado Festival da Cachaça (que antes era chamado de Festival da Pinga). Mas você sabe por que este é um evento tão tradicional em Paraty?
A cidade foi fundada em 1667 em torno à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, sua padroeira. Teve grande importância econômica devido aos engenhos de cana-de-açúcar (chegou a ter mais de 250), sendo considerada sinônimo de boa aguardente. A pinga produzida em Paraty fez tanta fama pela sua qualidade, segundo Monsenhor Pizarro e outros historiadores, que custava mais caro que todas as demais comercializadas no país; e sua importância sócio-econômica foi tão grande desde 1700 que acabou tendo seu próprio nome (Paraty) como sinônimo de aguardente até meados do século XX – todos pediam uma dose de paraty quando desejavam uma simples aguardente!
Dos mais de 100 alambiques de aguardente que funcionaram no município a partir de meados de 1700, a cidade conta hoje apenas com 7.
De tão importante para a economia da região, e mantendo os altos padrões de qualidade, a cachaça de Paraty recebeu o selo de Indicação Geográfica – IG – um instituto jurídico, previsto na nossa Lei da Propriedade Industrial, de 1996, que visa reconhecer e proteger o nome geográfico de pais, região ou localidade, que identifique algum produto ou serviço típico.
Ah… Fica aqui uma pergunta: Você sabe como surgiu a cachaça (ou como a cachaça foi inventada?)
Em breve sairá a programação do Festival da Cachaça de 2013. Fique ligado!!!
Olá! tenho 10 vagas em onibus para Paraty com saída de Campo Grande – RJ (proximo ao west shopping, as 19:30 hs, sexta-feira (16/08/2013). O valor é R$ 100,00
Não vejo a hora de sair logo a programação…
Fico no aguarde !!!!
Estamos juntos mas um ano.
Abraços