Notícias, dicas de viagem, eventos em Paraty

Banner da festa de São Pedro e São Paulo, em Paraty, RJ

A história de Paraty carrega uma forte influência religiosa, especificamente católica, vinda de Portugal.

Esta influência se traduz não só na arquitetura, como também nas festas tradicionais que até hoje acontecem na cidade histórica de Paraty, como: Festa do Divino, Corpus Christi, Festa de Nossa Senhora dos Remédios, de Nossa Senhora do Rosário, etc.

A festa de São Pedro e São Paulo é uma das principais festas para a comunidade caiçara da região (uma vez que São Pedro é o Santo protetor dos pescadores). Acontece sempre no final de junho e conta com uma grande programação religiosa.

Neste ano as festividades acontecerão entre os dias 21 e 30 de junho com missas e celebrações em várias comunidades.

O ponto alto e que encerra os festejos é a procissão marítima, formada por barcos enfeitados que, carregando a imagem do Santo padroeiro, rumam até a Ilha do Araújo, onde fica localizada a Igreja de São Pedro. Durante o trajeto temos a bênção do anzol e, no ponto final, a premiação para o barco mais enfeitado.

 

Igreja de São Pedro. Igreja simples, antiga, com duas torres no segundo andar e, no centro, mais baixo que as lateriais, o teto da igreja com uma cruz em cima. Prédio branco com portas azuis e batentes amaleros.
Igreja de São Pedro, o protetor dos pescadores, localizada na Ilha do Araújo

 

Se você deseja acompanhar as festividades, no cais da Praia Grande existem barcos que fazem a travessia para a Ilha do Araújo. Além da missa e da premiação, na ilha também é possível comprar peças de artesanato caiçara.

Vale a pena conhecer… Esse contato com a cultura local e com o povo caiçara, tem sempre bastante a nos acrescentar.

Um bom passeio para você!

Analista de SEO é minha profissão. Motociclista por opção... Você também vai encontrar meus textos nos seguintes blogs: www.pwi.com.br (textos sobre divulgação de sites e sistemas desenvolvidos na PWI) www.andarilhar.com (textos sobre viagens de moto e turismo sustentável)

Deixe um comentário




*