Notícias, dicas de viagem, eventos em Paraty

Fundado em março de 2014, o APA – Ateliê de Pesquisa do Ator é um projeto do Centro Cultural Sesc Paraty, criado sob a coordenação de artes cênicas da unidade Paraty e executado em parceria com o grupo Amok Teatro e o Instituto Silo Cultural. Em 2015 a pesquisa será dirigida por Stéphane Brodt (Amok Teatro) e Carlos Simioni (LUME Teatro), numa parceria inédita! O objetivo é de caráter formativo, capacitando e aprofundando habilidades técnicas da cena, através da pesquisa do ator.


O Centro Cultural Sesc Paraty, unidade executiva do Departamento Nacional, acreditando nas potencialidades artísticos-culturais que compõem e transformam o indivíduo tornou possível a criação do projeto APA – Ateliê de Pesquisa do Ator, gestado e desenvolvido em 2014, sob a coordenação de artes cênicas da unidade Paraty e em parceria com o ator, diretor e pedagogo francês Stéphane Brodt (Grupo Amok Teatro/ RJ).
Em 2014 o APA teve como objetivo fortalecer ações que potencializassem troca de saberes com as tradições culturais da região de Paraty, através da pesquisa teatral no recorte antropológico.  A pesquisa desenvolveu-se em duas ações concomitantes: formação e treinamento de atores e intercâmbio com a cultura caiçara.
O ator Enrico Bonavera (Teatro Piccolo di Milano/ ITA) e o diretor e pedagogo Venício Fonseca (Grupo Teatral Moitará/ RJ)), contribuíram na pesquisa de dramaturgia do ator, por meio da linguagem da máscara teatral.
Em 2015, o APA tem como objetivo norteador a pesquisa com caráter formativo: o aprofundamento das habilidades técnicas da cena, através da busca e do encontro de atores. O coletivo, composto por 20 atrizes será orientado em 2015 por Stéphane Brodt (Amok Teatro/ RJ) e Carlos Simioni (Lume Teatro/ Campinas), numa parceria inédita – duas companhias que juntas acumulam 47 anos de pesquisa em artes cênicas no Brasil.

 

(Fotos Marta Viana)

Meu nome completo é Elizabeth Fromm Freire Gaspar, mas uso apenas Elizabeth Gaspar por ser mais fácil de lembrar. Tenho formação em Terapia Ocupacional pela USP, com especialização em Saúde Pública, área que atuei por vários anos. Mas foi em 1995 que Ricardo Gaspar, meu marido e sócio na PWI Web Studio, me apresentou à internet que nascia comercialmente no Brasil. Logo em 1996 nascia o nosso portal www.paraty.com.br e, pronto! Eu já estava fisgada definitivamente por uma nova paixão profissional: o Marketing Digital, tema ao qual me dedico integralmente, sempre aprendendo coisas novas. Música, artes, história são outras grandes paixões e, mais do que tudo isso, amo viajar para poder conhecer novos lugares, pessoas, costumes e culturas.

Uma Resposta para “Ateliê de Pesquisa do Ator – Centro Cultural SESC Paraty”

  1. Damla disse:

    Nossa, esse blog foi a melhor decrtbesoa que fiz hj!Vou pra NYC em novembro e para paraty no prf3ximo feriado hehe tem tudo por aqui!bjks

Deixe um comentário




*