A MESA ZÉ KLEBER é uma tradição da FLIP desde a edição de 2005. Nesta mesa, sempre gratuita, são feitas reflexões sobre temas que tem ligação com a realidade paratiense. Experiências educativas, enfrentamento da violência, preservação cultural, cidades criativas foram temas que já fizeram parte desta programação.
Na mesa Zé Kleber do ano de 2010, o músico paratiense Luis Perequê trouxe a proposta de defeso cultural, onde havia momentos na cidade em que a cultura local fosse vivenciada em plenitude, com sua própria temporalidade, sem a interferência direta da indústria do turismo. Nesta edição de 2015, Perequê faz o show de abertura.
Foi esse conceito, de defeso cultural, que motivou a presença do músico e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil na Mesa Zé Kleber de 2013.
A mesa Zé Kleber deste ano terá por título: FALANDO ALEMÃO. As oficinas de poesia, fotografia e edição promovidas no Rio pelo Laboratório Setor X no Complexo do Alemão, na Rocinha e na Biblioteca Parque de Manguinhos revelaram artistas brasileiros onde menos apostamos na arte. Três deles se apresentam na mesa Zé Kleber: Geovani Martins, Deocleciano Moura Faião e Katjusch Hœ. A Mesa Zé Kleber acontece no dia 02/07/2015 às 12h. Entrada franca, com retirada de ingressos uma hora antes.
Zé Kleber (1932-1989) foi poeta, ator, cineasta e músico queridíssimo de todos os paratienses, assim como um político muito respeitado.