(11/12/2019)
Ontem, dia 10/12/2019 aconteceu o II Encontro do Trade Turístico de Paraty, a convite da Secretaria de Turismo e do Contur, com o tema FORTALECENDO A REDE LOCAL.
Laíse Costa, turismóloga, funcionária de carreira da Secretaria e participante do Comtur conduziu o encontro que contou com apresentações de várias associações e entidades atuantes no turismo da cidade.
Foram eles:
Abertura com Prefeitura e Secretaria de Turismo
Apa Marinha – Secretaria Municipal do Ambiente
Patrimônio Mundial UNESCO – ICMBio/APA Cairuçu
Cidade Criativa UNESCO – Secretaria Mun. de Cultura
PARNA Bocaina – ICMBio
Rede Nhandereko – Fórum de Comunidades Tradicionais
Polo Gastronômico
Paraty Convention & Visitors Bureau
Jeepeiros Associados de Paraty
Associação de Escunas de Paraty
O Paraíso é Aqui
O secretário de turismo iniciou a reunião dando as boas vindas e, aproveitou para informar a todos que está deixando o cargo por motivos pessoais.
A reunião foi longa e cada palestrante compartilhou com todos os trabalhos e reflexões que vem realizando com conquistas, dificuldades e projetos para o próximo ano.
A equipe do portal www.paraty.com.br esteve presente, assistindo às apresentações. Segue alguns pontos que destacamos como mais importantes:
. Paraty conta hoje com várias iniciativas de grupos ou setores que visam organizar e fortalecer sua presença e atuação na cidade. A diversidade é característica de Paraty, ficando presente em um evento como este.
. Questões como necessidade de garantir a qualidade nos serviços prestados, o estímulo à legalização, fiscalização e segurança foram bastante citados em várias falas.
. As chancelas recentemente conquistadas de Cidade Criativa pela Gastronomia e o título de Patrimônio Mundial se mostram como uma enorme oportunidade para divulgação dos valores excepcionais de Paraty como destino turístico. Além da divulgação externa estes títulos geram na cidade um compromisso de todos na preservação dos valores culturais e naturais, que são o motivo destes títulos e base do turismo na cidade.
. As falas do ICMBio e da APA marinha e APA Cairuçu destacaram que estas unidades de preservação incluem o ser humano e suas atividades nos processos a serem preservados. O chefe do ICMBio declarou que “a grande tábua de salvação do Parque Nacional da Serra da Bocaina é o turismo sustentável, nas suas diversas formas: tradicional, turismo de aventura e turismo de base comunitária.”
. Aliás o TBC, turismo e base comunitária, também foi mencionado em várias falas com apresentação de roteiros turísticos novos que oferecem contato direto com as comunidades tradicionais (caiçara, quilombola e indígena) trazendo ao turista uma vivência genuina e ímpar.
. Outro ponto comum abordado pelos palestrantes foi a questão: “Que tipo de turismo Paraty quer?”. Ficou claro que o turismo de massa é nocivo para Paraty, gerando grande impacto negativo e não permitindo experimentar os valores excepcionais que o município possui. Segundo Talita, da APA Cairuçu: “a atividade turística deve ser um vetor de desenvolvimento social pois uma cidade boa de se visitar deve ser uma cidade boa de se viver”.
A sensação final é que iniciativas como estas são fundamentais para o compartilhamento de experiências que gerem confluências, parcerias e apoios, buscando promover Paraty como um destino turístico de alta qualidade.