Paraty, turismo, cultura e natureza

Casa da Música na Flip 2025

Casa da Música de Paraty, maior programa de educação musical da Costa Verde, ganha patrocínio da Motiva e promove apresentações durante a Flip

A parceria será celebrada durante a programação da Flip, com apresentações de três grupos da Casa da Música na Casa Motiva, espaço mantido pela empresa durante o festival, que acontece de 30 de julho a 3 de agosto

A Casa da Música de Paraty, maior programa musical da Costa Verde, ganha um novo impulso com o patrocínio da Motiva, por meio do seu Instituto, que passa a apoiar as atividades formativas da instituição. O anúncio da parceria acontece perto da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), e será celebrado com apresentações de três grupos da Casa da Música durante a programação da Casa Flip+Motiva.

As apresentações evidenciam o impacto do trabalho pedagógico e artístico da Casa da Música na formação de crianças e adolescentes da cidade. Com cerca de 400 horas mensais de aulas, a instituição oferece 290 vagas em 23 modalidades de ensino, proporcionando um ambiente de aprendizado que valoriza tanto a técnica quanto a expressão artística e contribui para o desenvolvimento cultural da comunidade de Paraty. Entre os grupos convidados, estão o Duo Julianna (flauta e violão), o Trio de Violões e o Duo de Violinos — cada um deles representando diferentes facetas do percurso formativo e da riqueza musical cultivada pela instituição.

Além de marcar o início do patrocínio da Motiva, por meio do seu Instituto, a iniciativa também celebra a captação de recursos através do financiamento via Fundo Municipal da Criança e Adolescente (FUMCAD), vinculado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Paraty (CMDCAP). Por meio desse mecanismo, empresas podem destinar parte do imposto de renda devido a projetos sociais voltados ao público infantojuvenil, fortalecendo iniciativas transformadoras como a Casa da Música e contribuindo para sua sustentabilidade a longo prazo.

Na quinta-feira, dia 31 de julho, o palco da Casa Flip+Motiva recebe o Duo Julianna, formado pelas musicistas Julia Lopes (violão de 7 cordas) e Anna Luiza Damasceno (flauta transversal), com um repertório que homenageia grandes mestres do choro brasileiro como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo.

No dia seguinte, sexta-feira, 1º de agosto, é a vez do Trio de Violões, criado em 2024 sob regência do maestro André Pantera, apresentar um programa que entrelaça música popular e erudita, com obras de Ernesto Nazareth, Pat Metheny, Sivuca e outros nomes fundamentais da música instrumental.

Já no domingo, 3 de agosto, pela manhã, o público poderá conferir a delicadeza do Duo de Violinos, formado por alunas da Casa sob a direção do professor Felipe Karan, em um repertório camerístico que inclui peças de Mazas, Kalliwoda e o clássico Canon in D, de Pachelbel.

Ao associar cultura, educação e responsabilidade social, a Motiva reafirma seu compromisso com o desenvolvimento dos territórios em que atua, contribuindo para o fortalecimento de redes de cuidado e transformação social.

  • Sobre a Casa da Música

A Casa da Música de Paraty é um espaço de formação, criação e convivência que tem como missão transformar vidas por meio da música. Fundada em 2014, é um projeto educacional que oferece formação musical gratuita para crianças e jovens da cidade. Desde sua inauguração, mais de 3 mil  alunos já passaram pela instituição.

Atualmente, as 23 modalidades de ensino oferecidas incluem violão, guitarra, violino, viola, violoncelo, flauta doce, flauta transversal, saxofone, piano, cavaquinho, contra baixo elétrico, percussão, escaleta, teoria musical, harmonia funcional, história e apreciação da música latino-americana, além de práticas de conjunto como orquestras, cameratas e grupos de choro.

Sua atuação se estende à gestão da Orquestra Municipal, à produção de concertos, encontros e apresentações públicas, conectando a comunidade com a arte. Um patrimônio afetivo de Paraty, que une os jovens por meio da música e pulsa no ritmo da transformação social pela cultura.

Serviço
 Apresentações da Casa da Música de Paraty na Casa Flip+Motiva | FLIP 2025

Entrada gratuita

Quinta-feira, 31/07
 18h30 – Duo Julianna (Julia Lopes – violão de 7 cordas; Anna Luiza Damasceno – flauta transversal)
Repertório: Vou Vivendo (Pixinguinha e Benedito Lacerda), Carinhoso (Pixinguinha e João de Barro), Flor Amorosa (Joaquim Callado e Catulo da Paixão Cearense), Pedacinho do Céu (Waldir Azevedo), Benzinho (Jacob do Bandolim)

Sexta-feira, 01/08
 18h30 – Trio de Violões (Diogo Junver, Júlia Lopes e Miguel Mota Veloso | Regência: André Pantera)
Repertório: Odeon (Ernesto Nazareth), First Circle e Minuano (Pat Metheny), Um Tom para Jobim (Sivuca), Tico-Tico no Fubá (Zequinha de Abreu), Sons de Carrilhões (João Pernambuco), Santa Morena (Jacob do Bandolim), Brasileirinho (Waldir Azevedo)

Domingo, 03/08
11h00 – Duo de Violinos (alunas da Casa da Música | Direção artística: Felipe Karan)
Repertório: Petits Duos Nº 1 e Nº 2 (Mazas), Duos Nº 1, 2 e 3 (Kalliwoda), Canon in D (Johann Pachelbel)

Informações para a imprensa: Rosane Queiroz
rosanequeiroz.com@gmail.com
tel. 11 – 96081-8447

Compartilhe em: