Normas de visitação
O objetivo é aumentar a segurança dos visitantes e reduzir o impacto ambiental na trilha
O INEA, Instituto Estadual do Ambiente, estabeleceu com a Resolução Inea nº 192/2019, publicada em 23/12/2019 no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, normas para a visitação da Cachoeira do Saco Bravo, na Ponta Negra, dentro da Reserva Ecológica Estadual da Juatinga, em Paraty.
Ficou limitado a 140 pessoas por dia, sendo também obrigatória a contratação de guia de turismo credenciado pelo INEA para acessar a trilha que leva à queda d’água.
O acesso ao visitantes fica limitado a 20 pessoas por vez. Um portão será instalado para controlar o acesso que deverá acontecer até as 12h, exceto no verão quando o horário será estendido até as 13h.
Para contatar os Guias Credenciados acesse: http://200.20.53.15/inea/reej_gc.php
A trilha para a Cachoeira do Saco Bravo é considerada pesada, com um percurso total de 8,4 km que pode ser concluído em até seis horas de caminhada, considerando ida e volta. O atrativo é um dos mais procurados por turistas que querem conhecer um ambiente de rara beleza, onde uma cachoeira deságua no mar.
Estas medidas que visam reduzir o impacto ambiental e promover a segurança dos visitantes, contam com a participação ativa dos moradores da Ponta Negra.
Agências e guias de turismo interessados em obter mais informações sobre as normas de visitação na Cachoeira do Saco Bravo devem entrar em contato com a equipe da Reserva da Juatinga, pessoalmente, na sede da unidade, ou pelo telefone (24)3371-9654 ou pelo e-mail reservajuatinga@gmail.com.
(Fotos da galeria abaixo gentilmente cedidas pelo site:
www.cachoeiradosacobravo.com.br – Fotógrafo Teteco Remédios)