Bourbon Festival Paraty 2022
De 20 a 22 de maio de 2022
SEXTA – 20/05/2022
PALCO DA MATRIZ
20h – Abertura do evento com a Orquestra Sinfônica de Paraty (BR)
22h – João Bosco (BR)
23h30 – Blues Beatles (BR)
01h – DJ Léo Lucas (BR)
BUSKERS – PALCO QUADRA
12h – Kriz Oliveira & André Pantera
14h – Vasco Faé
16h – Kriz Oliveira & André Pantera
18h – Vasco Faé
JAZZ NA KOMBI
20h – Pça do Chafariz
SÁBADO 21/05/2022
PALCO DA MATRIZ
20h30 Toninho Horta Quarteto (BR)
22h – Vasti Jackson (USA)
23h30 – Vanessa Jackson (BR)
01h – Dub Trópico (UK / BR)
PALCO SANTA RITA
15h – John Wesley Duo (BR)
16h – Alfredo Lima Quarteto (BR)
17h30 Joabe Reis Octeto (BR)
19h – Favela Brass (BR)
BUSKERS – PALCO QUADRA
13h – Sarah Ávila & Peter Henry
15h – Marcinho Eiras
17h – Cat Beatbox Duo
19h – Vasco Faé
BUSKERS – PALCO ROSÁRIO
12h – Marcinho Eiras
14h – Cah Beatbox Duo
16h – Vasco Faé
18h – Sarah Avila & Peter Henry
JAZZ NA KOMBI
11h – Jabaquara
16h – Trindade
20h – Ponte
DOMINGO – 22/05/2022
PALCO DA MATRIZ
20h30 – Delfeayo Marsalis Quintet (USA)
22h – John Pizzarelli Trio (USA)
23h30 – Grooveria (BR)
01h 0 DJ Crizz (BR)
PALCO SANTA RITA
15h – Favela Brass (BR)
15h30 – Ventana (BR)
16h30 – Jerome Charlemagne Quartet part. Rhandal Oliveira (FRA / BR)
17h30 – Jefferson Gonçalves & Julio Bittencourt Duo (BR)
IGREJA DO ROSARIO
11h00 – Lyra in Concert
BUSKERS – PALCO QUADRA
13h – Cat Beatbox Duo
15h – Sarah Avila & Peter Henry
17h – Marcinho Eiras
BUSKERS – PALCO ROSÁRIO
12h – Sarah Avila & Peter Henry
14h – Marcinho Eiras
16h – Cat Beatbox Duo
JAZZ NA KOMBI
11h – Pça da Bandeira
16h – Pontal
20h – Pça do Chafariz
O elenco escalado ´para este Bourbon Festival Paraty traz grandes nomes e revelações da música nacional (como João Bosco, Toninho Horta e Joabe Reis), e também da música internacional (como John Pizzarelli, Delfeayo Marsalis e Vasti Jackson).
Outra participação expressiva no festival é a do grupo Favela Brass, oriundo de um bem-sucedido projeto carioca que selecionou 14 promissores adolescentes das comunidades carentes para uma formação com metais no melhor estilo da música de New Orleans.
Três DJs- Crizz, Leo Lucas e o internacional Dub Tropico- farão a animação do After Hours.
O Festival traz também novidades conceituais interessantes, principalmente um movimento de maior aproximação e integração do Festival com a comunidade, locais e a cultura musical de Paraty.
Integração com a Música e os Músicos e de Paraty
Um importante movimento de integração com a música da cidade é a representada pelo convite à Orquestra Sinfônica de Paraty para fazer a abertura oficial do Festival.
A Orquestra, regida pelo maestro Weslem Daniel é composta por 60 músicos locais e apresentará repertório bem variado, com standards e também temas de Tom Jobim, Tim Maia e Chiquinha Gonzaga, em uma bem realizada fusão do erudito com o popular.
A Orquestra Sinfônica de Paraty foi criada graças à iniciativa de um grupo de empresários liderado por Sandi Adamiu e pelo Prefeito Luciano Vidal, com o apoio fundamental da Câmara de Vereadores da cidade de Paraty, que transformou este apoio em Lei, dando sustentabilidade permanente à Orquestra.
Além da Orquestra, o 12º Bourbon Festival Paraty potencializa a integração com a cultura musical da cidade, escalando a presença de vários ótimos músicos locais, como o John Wesley Duo, André Pantera, Kriz Oliveira e Jerôme Charlemagne Quartet com Rhandal Oliveira, entre outros.
Também teremos a fusão de ritmos brasileiros e internacionais proposta e bem realizada por pelo guitarrista e violonista carioca Allfredo Lima, com seu quarteto, e o trombonista Joabe Reis, nome destacado na nova geração da música instrumental paulistana.
Outra iniciativa importante de integração com a cultura musical da cidade são os Workshops e a Residência Musical.
O Festival escalou Jefferson Gonçalves e o Bittencourt Duo, três músicos experientes que estão na programação do palco Santa Rita, para iniciar as atividades de Residência na Casa de Cultura.
Durante uma semana, do dia 17 ao dia 20, os alunos terão a oportunidade de participar de oficinas musicais de gaita, bateria e guitarra. Além disso, os três músicos juntos farão 2 Workshops abertos ao público em geral, onde compartilharão dicas, técnicas e um pouco de suas experiências como músicos profissionais.
Estas são atividades gratuitas, que representam um legado cultural para a cidade e que fazem parte da programação desta 12a edição.
Integração Geográfica – mais música em novos locais
Além dos tradicionais palcos Matriz e Santa Rita e dos dois espaços destinados aos buskers (músicos de rua escolhidos a dedo pela curadoria), será realizado pela primeira vez na historia dos festivais de Paraty um projeto que levará música de qualidade às praias do Pontal, Trindade e Jabaquara: o Jazz na Kombi, projeto este que aumenta a abrangência e a capilaridade geográfica do festival na cidade de Paraty.
Integração com a comunidade de técnicos e profissionais de eventos da cidade
Neste ano o Festival ampliou a presença de profissionais residentes em Paraty na organização e produção do evento, dentro da filosofia de maior integração com a comunidade.
Além disso, é importante assinalar que o Festival realizará no segundo semestre, uma nova edição da muito bem sucedida oficina de informação e capacitação para a mão de obra e os profissionais de produção local.
Mais do que uma realização pontual, este evento tem o objetivo de deixar um legado para os profissionais da cidade.
Exposição Fotográfica Jazz em Photo
Esta outra manifestação de integração se relaciona com a música expressa pela arte da fotografia, tradicional em Paraty.
A exposição fotográfica “Jazz em Photo”, com registros visuais do fotógrafo Roger Sassaki, com curadoria do italiano radicado na cidade Giancarlo Mecarelli, tendo a música como tema, vai inaugurar o novo espaço da Galeria Zoom de Fotografia de Paraty, agora localizada no Sandi Hotel.
A exposição fotográfica se estende ao ar livre em intervenção na Praça da Matriz com fotos ampliadas de edições anteriores do Festival, feitas por Roger Sassaki e selecionadas por Meccarelli, formando a palavra JAZZ.
Para Edgard Radesca, diretor geral do Bourbon Festival Paraty, o grande segredo para a longevidade desse evento é a combinação mágica da paradisíaca Paraty com a capacidade de oferecer música e alegria aos inúmeros turistas que visitam a cidade em cada nova edição. “Procuramos oferecer um elenco musical com o qual as pessoas se envolvam e participem; em poucas palavras, entretenimento com qualidade – sempre!”
Considerado um dos eventos mais importantes e queridos do calendário artístico, cultural e turístico do Estado do Rio e da cidade de Paraty, o Bourbon Festival Paraty é realizado pelo Bourbon Street Music Club, com o apoio da Prefeitura Municipal de Paraty, através de sua Secretaria de Turismo, e é patrocinado pela Eletrobrás Furnas através da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo – Governo Federal.
FONTE:
MaicComunicação | Assessoria SP
Maria Inês Costa | maic@maiccomunicacao.com.br | (11) 99237-8666