Notícias, dicas de viagem, eventos em Paraty

Saco do Mamanguá - Paraty - RJ

créditos: iStock/MaRabelo

Centro Histórico, Caminho do Ouro e Saco do Mamanguá são alguns dos passeios mais atrativos da cidade

Localizada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, Paraty é um dos destinos turísticos mais atemporais do Brasil. Fazendo divisa com Ubatuba (SP) e Angra dos Reis (RJ), é um verdadeiro museu a céu aberto, preservando construções que testemunham séculos de tradição e praias de águas cristalinas.

A importância prestigiada da cidade remonta ao período colonial, quando servia como entreposto comercial e porto para o escoamento do ouro vindo de Minas Gerais. Posteriormente, também desempenhou um papel fundamental na exportação do café produzido no Vale do Paraíba.

Com tombamentos realizados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1958, Paraty se consolidou como um importante centro tradicional e cultural, atraindo viajantes de diversas partes do mundo.

Um dos principais destaques é seu Centro Histórico, um labirinto de ruas de paralelepípedo que abriga lojas de artesanatos e restaurantes em casarões coloniais com janelas e portas coloridas, além de igrejas barrocas e espaços culturais.

As igrejas Matriz de Nossa Senhora dos Remédios e Santa Rita, bem como o Forte Defensor Perpétuo, são apenas algumas das paradas obrigatórias.

Para uma experiência ainda mais imersiva, um tour guiado pode revelar detalhes sobre a fundação da cidade e sua emancipação de Angra dos Reis.

Ademais, o Caminho do Ouro oferece uma verdadeira viagem no tempo. Parte da antiga estrada utilizada no período colonial, o trajeto preserva trechos originais do calçamento e leva os visitantes a ruínas históricas e a uma paisagem exuberante.

Entre os atrativos naturais, o Saco do Mamanguá merece destaque. Esse braço de mar, chamado de ria,  com oito quilômetros de extensão é cercado por montanhas e habitat de diversas espécies de aves e crustáceos, além de abrigar comunidades caiçaras que mantêm suas tradições vivas.

O turismo em Paraty também inclui atividades como mergulho, que revela a vida marinha da Baía de Ilha Grande, e visitas a cachoeiras, como a do Tobogã e a das Sete Quedas. A primeira é famosa por sua pedra lisa e inclinada, que funciona como um escorregador natural. Já a segunda é cercada por uma vegetação de tirar o fôlego e oferece poços de água cristalina.

As trilhas também são ótimas opções. A que leva à Praia do Sono, por exemplo, é uma das mais procuradas. Com três quilômetros de extensão e trechos de mata fechada, a caminhada recompensa os aventureiros com um cenário paradisíaco. Para os mais experientes, há a possibilidade de seguir até um mirante que oferece uma vista privilegiada.

Outra forma de explorar a costa de Paraty é por meio de passeios de barco, que levam turistas a praias preservadas. Normalmente, os roteiros incluem destinos como a Ilha dos Cocos e a Praia da Conceição.

A cidade também é marcada por eventos culturais, como a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) e o Festival da Cachaça, que atraem visitantes de diversas partes do país e do mundo.

A melhor época para visitar Paraty depende do tipo de experiência desejada. O verão, entre dezembro e março, é a alta temporada, quando as temperaturas são mais elevadas. No entanto, esse também é o período com maior incidência de chuvas. Para quem busca dias ensolarados e menos precipitação, os meses de junho, julho e agosto são a melhor escolha, apesar de dias mais frios.

Independentemente da época escolhida, é fundamental comprar passagem com antecedência, caso viajar de carro não seja uma opção. É importante ressaltar que Paraty não possui aeroporto comum. Então, o acesso aéreo é feito pelo aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro (a 240 km), ou de Guarulhos, em São Paulo (a 280 km). Outras alternativas são ônibus e vans.

Meu nome completo é Elizabeth Fromm Freire Gaspar, mas uso apenas Elizabeth Gaspar por ser mais fácil de lembrar. Tenho formação em Terapia Ocupacional pela USP, com especialização em Saúde Pública, área que atuei por vários anos. Mas foi em 1995 que Ricardo Gaspar, meu marido e sócio na PWI Web Studio, me apresentou à internet que nascia comercialmente no Brasil. Logo em 1996 nascia o nosso portal www.paraty.com.br e, pronto! Eu já estava fisgada definitivamente por uma nova paixão profissional: o Marketing Digital, tema ao qual me dedico integralmente, sempre aprendendo coisas novas. Música, artes, história são outras grandes paixões e, mais do que tudo isso, amo viajar para poder conhecer novos lugares, pessoas, costumes e culturas.

Deixe um comentário




*