Paraty, turismo, cultura e natureza

Alice Ruiz

Alice Ruiz na Flip2025

Alice Ruiz é hoje uma das poetas mais longevas do Brasil, com uma produção delicada e dedicada. Formadora de gerações, introduziu elementos literários fundamentais no Brasil, como a tradição do haicai, dando uma cara brasileiríssima a essa arte japonesa. Com mais de 20 livros publicados, traduzida para seis idiomas e vencedora por duas vezes do Prêmio Jabuti, a autora possui uma obra vasta, que passeia por traduções, composições, poesia e literatura infantojuvenil.
Entre seus títulos estão os livros de poesia “Vice-versos” (Brasiliense, 1988) e “Dois em um” (Iluminuras, 2008), a prosa poética “Proesias” (Tipografia Acaia, 2010) e os livros de haicais “Desorientais” (Iluminuras, 1996), “Yuuka” (Ameopoema, 2004) e “Outro silêncio” (Companhia das Letras, 2015). Seu livro mais recente é “Amorumorhumor” (Companhia das Letras, 2020), escrito com Rodolfo Guttilla.
Além de seu trabalho como poeta, Alice Ruiz ainda personifica como poucas o casamento da poesia e da música popular, com parcerias com grandes nomes da música brasileira, como Chico César, Itamar Assumpção e Zeca Baleiro, além de letras gravadas por Cássia Eller, Zélia Duncan, Adriana Calcanhotto e Gal Costa, entre outros.

 

Fonte: https://www.instagram.com/flip_se/

Compartilhe em: