Paraty, turismo, cultura e natureza

ENEL Rio doa e troca geladeiras na Ilha do Araújo e Aldeia Araponga

ENEL doa geladeiras na Aldeia Araponga e Ilha do Araújo

Nesta semana, a Enel Distribuição Rio promove ações de Doação de Geladeiras para indígenas da Aldeia Araponga e Troca de Geladeiras para moradores da Ilha do Araújo, em Paraty. Realizada em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai), a ação na Aldeia Araponga aconteceu na terça-feira, dia 8, entregando dez geladeiras para membros da comunidade, uma das poucas aldeias no Rio de Janeiro que mantém suas tradições originárias.

Além disso, a distribuidora oferece informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, programa do governo Federal que oferece descontos na conta de energia de até 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês para famílias de indígenas e quilombolas que se adequem aos requisitos.

A doação de geladeiras na Aldeia Araponga encerra o SIGFI 80, projeto executado pela Enel Distribuição Rio em parceria com a Funai e o Ministério de Minas e Energia com o objetivo de garantir o acesso à eletricidade para os indígenas da região. Em 2020, a distribuidora instalou 13 unidades consumidoras de energia off grid na aldeia, beneficiando aproximadamente 60 membros da comunidade.

A troca de geladeiras para moradores da Ilha do Araújo aconteceu na quarta-feira, dia 9, beneficindo 12 famílias. A ação integra uma série de intervenções que a Enel Distribuição Rio está realizando para melhorar a qualidade do fornecimento de energia na ilha. Desde junho deste ano, a companhia está executando uma obra de modernização que fará a substituição de redes de média e baixa tensão, substituição de aproximadamente 140 postes de madeira por postes de fibra e/ou metálicos e instalação de equipamentos telecomandados, o que garante maior confiabilidade no fornecimento de energia à região.

“As ações sociais na Ilha do Araújo e aldeia Araponga reforçam a presença da Enel na Costa Verde em localidades remotas e populações tradicionais, diretamente beneficiadas com as iniciativas de modernização de rede que estão em curso no município de Paraty”, explica Leonardo Soares, responsável por Sustentabilidade na Enel Distribuição Rio.

As ações de doação e troca de geladeiras aproveitam a estrutura do programa Enel Compartilha Eficiência, que promove troca de refrigeradores para clientes da distribuidora de diferentes municípios. As geladeiras doadas têm selo Procel de economia de energia, e podem consumir até 70% menos energia do que modelos antigos. Em watts, esse valor representa, para um aparelho antigo, o consumo médio de 90kWh/ mês, enquanto um novo consome somente cerca de 24kWh/hora/ mês.

FONTE: Assessoria de imprensa da Enel Distribuição Rio

Categorias
Email Marketing Locaweb
Compartilhe em suas redes sociais: