FLIP 2023
De 22 a 26 de novembro de 2023
A FLIP retorna às ruas de Paraty em sua 20ª Edição!
E nesta retomada já traz a escritora Annie Ernaux que acabou de ganhar o Prêmio Nobel de Literatura, entre outros grandes nomes.
A homenageada deste ano é a educadora e escritora Maria Firmina dos Reis.
A curadoria neste ano é coletiva e fora do eixo Rio-SP. São eles: Fernanda Bastos, jornalista gaúcha, Milena Britto, professora da UFBA, e Pedro Meira Monteiro, que é de São Paulo, mas trabalha como professor na Universidade de Princeton.
PROGRAMAÇÃO:
A Flip é muito mais do que a programação principal da Flip… E para facilitar a vida de quem não quer perder nadinha do que rola em Paraty, nós disponibilizamos a programação da Flip e de todos os Espaços Culturais no menu acima. Você pode consultar por Evento ou por Dia. Curta a FLIP 2022!
Notícias e Destaques da Flip 2022:
A 21ª edição da FLIP que, inicialmente tinha sido confirmada para acontecer no mês de julho, mudou a data. O evento acontecerá no mês de novembro, de 22 a 26.
A organização explicou em nota que “a confirmação dessa data tem relação com a aprovação de nossos projetos inscritos nas Leis de Incentivo à Cultura, para que seja captada parte da receita para a organização da Festa.”
Neste ano a curadoria também será coletiva e conta com os nomes de: Fernanda Bastos, jornalista, poeta e editora gaúcha, e Milena Britto, crítica literária, professora e pesquisadora da Universidade Federal da Bahia.
A dupla, que fez parte do coletivo curatorial na edição passada, tem como objetivo promover diálogos entre a produção contemporânea brasileira e a internacional através de um olhar sensível em busca de escritoras e escritores que engajem o público com a leitura e com a construção de discussões frutíferas, que serão potencializadas em Paraty durante os dias da festa.
O tradicional Show de Abertura volta nesta edição da Flip com a cantora Adriana Calcanhoto. Em seu show inédito, idealizado especialmente para a abertura da Flip, a cantora convida Cid Campos, seu parceiro musical de longa data, para uma apresentação que celebra Pagu e também Augusto de Campos.
Além do show da abertura, a Flip traz mais 8 performances artísticas. Veja a programação completa da Flip