Paraty, turismo, cultura e natureza

Viva e Deixe Viver promove sessões de contação de histórias

Pé de livros na FLIP em Paraty

A contação de histórias é uma prática enriquecedora para crianças e idosos. Para os pequenos, ela estimula a imaginação, desenvolve a linguagem e fortalece a empatia. Para os idosos, oferece momentos de conexão e reminiscência, preservando memórias e promovendo a interação social. De olho nestes atributos, a Associação Viva e Deixe Viver, que atua há 27 anos com contação de histórias em escolas e hospitais do País, unirá durante a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) diferentes gerações em torno da magia das narrativas ao promover uma série de atividades para os mais diversos públicos do evento e também para aqueles que não poderão estar, como crianças hospitalizadas e idosos que vivem em casa de repouso da região.

No sábado (12), entre 12h e 18h, os contadores de histórias da Viva promoverão um festival de contação de histórias no espaço denominado Pé de Livro, instalações realizadas nas árvores no Largo de Santa Rita, em que obras literárias ficam à disposição de pequenos e grandes leitores durante a Festa Literária. Além da leitura de livros, a associação desenvolverá atividades interativas como jogo “Eu Conto”, um livro em forma de caixinha que facilita e incentiva a prática de contar histórias por meio de cartas.

No mesmo dia, os voluntários levarão a experiência da FLIP para ambientes externos. A primeira ação acontece no Hospital de Paraty, onde os voluntários da Viva e Deixe Viver promoverão sessões de contação de histórias para as crianças hospitalizadas e seus familiares. Já à tarde, o grupo também visitará a Associação de Caridade São Vicente de Paulo, também conhecida como Lar de Idosos de Paraty.

“Essa é a terceira participação consecutiva da Viva e Deixe Viver na Flip, onde promovemos a união de gerações em torno da leitura. Acreditamos que a contação de histórias não apenas enriquece o universo literário, mas também fortalece laços entre crianças, adultos e idosos, despertando a imaginação e cultivando o amor pelos livros. Juntos, construímos um futuro mais literário e solidário”, enfatiza Violeta Dib, representante da Viva e Deixe Viver no Litoral Norte de São Paulo.

 

Sobre a Associação Viva e Deixe Viver: Fundada em 1997 pelo paulistano Valdir Cimino, a Associação Viva e Deixe Viver é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) pioneira em diversas frentes e políticas públicas. Por meio da arte de contar histórias, forma cidadãos conscientes da importância do acolhimento e de elevar o bem-estar coletivo, a partir de valores humanos como empatia, ética e afeto.  A entidade também é referência em educação e cultura, por meio da promoção de atividades de ensino continuado. Nesse sentido, conta com o canal Viva e Eduque, espaço criado para a difusão cultural, educacional e gestão do bem-estar para toda a sociedade. Hoje, além dos 575 voluntários contadores de histórias, que visitam regularmente 90 hospitais espalhados pelo Brasil, a Associação conta com o apoio das empresas Rede D’Or, Volvo, Cremer, Perfetti Van Melle, Pfizer, Viveo e Everymind, Webjump e itbox.online (empresas do Grupo UOL) e do Instituto Helena Florisbal – IHF.

 

Mais informações à imprensa:

LF & Cia Comunicação Integrada

Bárbara Moraes – barbara@lfciacomunicacao.com.br – Telefone: (11) 98237-9797

Tatiane Oliveira – tatiane@lfciacomunicacao.com.br – Telefone: (11) 99414-2603

Travessia da Serra e do Mar
Previous
Next
Categorias
Email Marketing Locaweb
Compartilhe em suas redes sociais: