Vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2022 participa de encontro com leitores em Paraty
Pedro Augusto Baía e Taiane Santi Martins estão percorrendo cidades de todas as regiões do país e visitarão Portugal
Os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura do ano passado, Pedro Augusto Baía e Taiane Santi Martins, estão circulando pelo país em uma série de encontros com leitores. Amanhã, Pedro Baía vai participar do Clube Sesc de Leitores, no Sesc Paraty (R. Dona Geralda, 320 – Centro Histórico), às 19h30.
O Clube Sesc de Leitores se tornou uma atividade tradicional na cidade para os amantes de literatura e cada ciclo do clube tem três encontros. Nos dois primeiros, os participantes debatem sobre o livro trabalhado (cada inscrito ganha um exemplar) e sobre a literatura nacional contemporânea. O último encontro do ciclo conta com a participação do autor para a consolidação do que foi discutido. O Sesc Paraty terá mais dois ciclos do Clube Sesc de Leitores em 2023 e as inscrições para o próximo serão abertas na semana que vem. As informações serão divulgadas no site e nas redes sociais do Sesc Paraty.
Até novembro, a gaúcha Taiane Santi Martins, vencedora com romance Mikaia, e o paraense Pedro Augusto Baía, escolhido pela coletânea de contos Corpos benzidos em metal pesado, percorrerão cidades de todas as regiões do país e estarão presentes em importantes eventos literários, como a Festa Literária Internacional do Pelourinho – Flipelô; a Festa Literária de Paraty – Flip e o Festival Literário de Óbidos – Folio, em Portugal.
“A circulação nacional dos autores é uma iniciativa do Prêmio Sesc para aproximar os escritores dos leitores. Esses encontros proporcionam uma experiência muito rica, de contato com outras culturas e escritas literárias, ampliando o universo dos autores e atuando na formação de novos leitores”, disse a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaína Cunha.
Taiane avalia o circuito como um importante enriquecimento para a carreira de um escritor. Para ela, ganhar o Prêmio é um reconhecimento pelo aprendizado e lugares por onde passou e viveu. “É a primeira vez que participo e me sinto honrada com o resultado, não apenas como uma conquista pessoal, mas por sentir que não chego até aqui sozinha. Trago comigo toda a vivência de uma formação em escrita; da Oficina de Criação do escritor Luiz Antonio de Assis Brasil; o acolhimento da UniLúrio, na Ilha de Moçambique, onde morei por um tempo durante a escrita do romance”, conta.
Pedro Augusto acredita que o circuito pode potencializar o caminho literário de autores iniciantes. “Comecei lendo livros escritos e publicados por autores independentes de minha cidade, em que o imaginário, a fauna, a flora e povos amazônicos são exaltados. A arte da escrita permaneceu comigo ao longo dos anos, amadurecendo”, afirma.
Os vencedores da edição 2023 foram anunciados na semana passada: “Outro outono de carne estranha”, do paraense Airton Souza, foi escolhido o melhor Romance; e “O ninho”, de autoria da pernambucana radicada em São Paulo Bethânia Pires Amaro, foi o selecionado da categoria Conto. Nesses 20 anos de trajetória, o concurso já revelou diversos talentos, como Juliana Leite, Rafael Gallo, Luisa Geisler, André de Leones, Franklin Carvalho, Sheyla Smanioto, Tobias Carvalho e Lucia Bettencourt.
Mais Informações:
CDN Comunicação – sesc@cdn.com.br