Paraty, turismo, cultura e natureza

Projeto Mestre Manequinho da Sumaca, o Artesão do Remo e do Sapê

Oficinas na Praia da Sumaca

O Projeto “Mestre Manequinho da Sumaca, o Artesão do Remo e do Sapê” será realizado em um Final de Semana de Oficinas na Sumaca nos dias 19/08 (sexta-feira) a 22/08 (segunda), você pode se inscrever para participar e receber essas oficinas em uma visita a esse paraíso.

As oficinas serão ministradas pelo Manequinho (Manoel Xavier), único morador da Praia da Sumaca e caiçara nascido na região.

A oficina 1 será “Plantando Comida e Colhendo Remo Caiçara” em que será passado os conhecimentos das plantações na roça e o manejo de espécies para a produção dos remos.

A oficina 2 será “Memória Cultural e Prática Caiçara: a Colheita e Benefícios de Espécies Nativas em Unidades de Conservação” que em conjunto com representantes do órgão regulador da Reserva Ecológica, o mestre ensinará como deve ser realizado o manejo do sapê preservando a fauna e a flora da região e como utilizar o sapê para a construção dos telhados

O objetivo desta edição será para captar imagens e registrar essas 2 oficinas, portanto o valor da inscrição será diferenciado, correspondendo apenas aos custos de alimentação, translado e camping.

A inscrição deve ser feita por meio do preenchimento do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd3kRuNewD1S8eFT2awTeGDAw8D8bwVLtmeXIJ4prpUZVG-EQ/viewform.

A inscrição só será validada com a confirmação de pagamento. O investimento para participar desse projeto é de 640,00 reais.

Local: Praia da Sumaca – Paraty
Data: 19/08 a 22/08/2022

Patrocínio: Governo do Estado do Rio de Janeiro/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através do Edital Povos e Comunidades Tradicionais Presentes/RJ

Realização: Praia da Sumaca, Ingá Flecha.
Parceria: Raízes e Frutos- Projeto de Extensão UFRJ, Semente Livre Produções e RJ INEA

Categorias
Compartilhe em suas redes sociais: