Paraty, Patrimônio Mundial - UNESCO

Paraty, imagem áerea

Paraty UNESCO

Paraty e Ilha Grande foram considerados Patrimônio Mundial pela Unesco por sua cultura, fauna e flora excepcionais. É o primeiro reconhecimento como sítio misto no Brasil e na América Latina.

A decisão foi anunciada no dia 05/07/2019 às 09h27, horário de Brasília, pelo Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO, durante a reunião em Baku, no Azerbaijão. Atualmente, o Brasil possui 22 sítios ou conjuntos considerados Patrimônio Mundial pela UNESCO.

O Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu, o Parque Estadual da Ilha Grande e a Reserva Biológica da Praia do Sul formam um cinturão de mata nativa de quase 150 mil hectares permeados por registros arqueológicos de diferentes idades que abraça o Centro Histórico de Paraty e o Morro da Vila Velha.

Paraty Cultura e Biodiversidade é a coexistência da cultura viva e ancestral no ambiente natural exuberante.

Segundo a UNESCO, Paraty possui atributos únicos, como o seu centro histórico, sítios arqueológicos bem preservados, presença de comunidades indígenas e caiçaras antigas e preservação do meio ambiente mesmo com a presença e interação humanas.

Os critérios levam em conta principalmente a interação do ser humano com o meio ambiente com a perpetuação de manejos artesanais e sustentáveis preservando o modo de vida dos ancestrais.

Esse modo de vida revela também o aspecto cultural que é um critério relevante para o reconhecimento, pois as festividades, as tradições culturais e religiosas permanecem preservados.

Além disso, a diversidade de fauna e flora de Paraty é única, segundo ICMBio, a área abrange 45% das aves da Mata Atlântica, além de mamíferos raros como a onça-pintada e o muriqui, o maior primata das Américas.

Outras características importantes fizeram que Paraty fosse reconhecida como patrimônio mundial pela UNESCO;
• Sítios arqueológicos com mais de 4 mil anos;
• Festa Literária de Paraty: Festa literária tradicional também premiadas pela Unesco;
• Diversidade biológica incomparável;
• Diversidade cultural;
• Preservação ambiental;
• Preservação histórica;
• Perfeita integração do homem com o meio ambiente.

Paraty é uma verdadeira experiência natural e cultural, onde não apenas se observa, mas se vivencia uma realidade única.

Compartilhe em suas redes sociais: