O Polo Sociocultural Sesc Paraty recebe, nesta quinta (30/05) e sexta (1/06), espetáculos do Palco Giratório, maior projeto de circulação de artes cênicas do país. Até dezembro, o Palco Giratório percorrerá o país com 404 apresentações e 264 cursos e oficinas, passando por 80 cidades de 25 estados e o Distrito Federal.
Amanhã, feriado de Corpus Christi (30/05), haverá a apresentação de “Leci Brandão – Na palma da mão”, com o grupo Lapilar Produções Artísticas (RJ), no Silo Cultural, às 19h. O musical apresenta a trajetória de Leci Brandão a partir das histórias de seus orixás, Ogum e Iansã, e por meio do doce olhar de sua mãe, Dona Leci e um de seus grandes aliados nessa trajetória Zé do Caroço. O caminho trilhado pela artista, da ala de compositores da Mangueira à Assembleia Legislativa de São Paulo, é mostrado em cena ao som de sucessos como “Isso é fundo de quintal” e “Zé do Caroço”.
Na sexta-feira (1/06), sobe ao palco do Silo Cultural, às 20h, a Cia. Burlantins (MG) com a peça “Herança”, que celebra os 50 anos de carreira de Maurício Tizumba. O espetáculo cênico-musical retrata a busca e o resgate da herança cultural afro-brasileira como bússola para a diáspora negra. Maurício Tizumba, ator, compositor, cantor, multiinstrumentista, diretor musical e capitão de congado, é um dos homenageados do Palco Giratório em 2024. Sua trajetória artística é baseada no diálogo entre diversas linguagens e entre a arte e as manifestações populares tradicionais da cultura afro-brasileira.
Sobre o palco Giratório
O Palco Giratório existe desde 1998 e proporciona ações formativas, espetáculos de teatro, circo e dança para todas as idades. Reconhecido como um importante projeto de difusão e intercâmbio das artes, intensifica a formação de plateias com circulação de espetáculos dos mais variados gêneros. O projeto já contou com a participação de 380 grupos artísticos de todas as regiões brasileiras, oferecendo aproximadamente 10 mil apresentações a um público estimado em 5 milhões de espectadores.
Os artistas são selecionados por meio de uma curadoria formada por 33 profissionais do Sesc de todo o Brasil. A partir de critérios como diversidade de linguagem, regiões do país, faixa etária e trajetória dos artistas, a curadoria mapeia questões e tendências latentes no contexto atual das artes cênicas brasileiras.
Serviço
Palco Giratório – *Entrada gratuita
Programação:
“Leci Brandão – Na palma da mão”
Data: 30 de maio
Horário: às 19h
Local: Silo Cultural do Polo Sociocultural Sesc Paraty
“Herança”
Data: 1º de junho
Horário: às 20h
Local: Silo Cultural do Polo Sociocultural Sesc Paraty