Paraty, turismo, cultura e natureza

Lançamento do Catálogo da Exposição Para uma História Cultural de Paraty: 1945 a 2019

Catálogo da Exposição Para uma história cultural de Paraty - 1945-2019

Petrobras, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, apresentam, no dia 18 de abril, o lançamento do Catálogo da Exposição “Para uma História Cultural de Paraty: 1945 a 2019”

A exposição “Para uma história cultural de Paraty: 1945-2019″, que teve início em  junho de 2023 e já recebeu 50.000 visitantes até fevereiro de 2024, ganha agora seu catálogo, com lançamento no dia 18 de abril, quinta-feira, às 19h, na Casa da Cultura de Paraty.

Concebida e realizada pela Casa da Cultura, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural, a mostra permanente da Casa conduz a um passeio envolvente pela história cultural da cidade, destacando suas transformações ao longo de oito décadas –do período de seu isolamento geográfico e quase esquecimento para a “redescoberta” como um patrimônio histórico, cultural e natural.

O texto de apresentação do catálogo destaca a trajetória de Paraty como um lugar que preserva suas tradições, ao mesmo tempo em que atrai visitantes de diferentes origens. Desde a abertura da Paraty-Cunha, em 1954, até a consagração com o título de Patrimônio Mundial da Unesco em 2019, a cidade tem sido um ponto de convergência cultural e turística.

A programação do lançamento do catálogo inclui a entrega de placas decorativas aos entrevistados que deram seus depoimentos, a exibição de um mini doc e uma apresentação musical do artista Luís Perequê. O show trará a marca da trajetória de Perequê, sempre conectado com a cultura caiçara, sem deixar de lado outros sotaques da música brasileira. O músico vai apresentar canções marcantes de seu repertório e novas composições, acompanhado de Rafael Gandolfo, no violoncelo, rabeca, vocal e bandolim, Julliano Sant’ana, no vocal e nos violões, e Jonathan Andreoli na percussão.

A Petrobras se tornou patrocinadora deste projeto reconhecendo a importância da cultura como uma força transformadora e impulsionadora do desenvolvimento da cidade. Vale destacar também o caráter inovador e social da exposição, com a contribuição dos paratienses em sua construção e sua expansão virtual por meio de QR Codes no Centro Histórico.

Esta contribuição à historiografia e à difusão da diversidade cultural de Paraty reflete o compromisso conjunto da Petrobras, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com o enriquecimento cultural e histórico da região. “A publicação do catálogo vem para documentar e registrar toda a pesquisa envolvida na realização da mostra, garantindo sua perenidade e ampliando seu alcance”, diz Cristina Maseda, Diretora Executiva da Casa da Cultura.

Com organização, textos e pesquisa do escritor, tradutor e gestor cultural Marcos Maffei, colaboração do repórter e pesquisador paratiense Matheus Campos e design gráfico de Luy Albino, o catálogo “Para uma História Cultural de Paraty: 1945 a 2019” é o segundo de uma série, que se propõe a criar publicações que transcendem a duração das exposições da Casa. O primeiro lançamento, em março de 2024, foi o catálogo “Musas Paradisíacas”,  do artista plástico Márcio Franco. Os catálogos são resultado de uma coedição entre a Casa da Cultura de Paraty e a Livraria das Marés, que terá exclusividade na venda.

Serviço:

Lançamento do catálogo da exposição “Para uma história cultural de Paraty: 1945 a 2019”

Data: 18 de abril, quinta-feira
Horário: 19h
Local: Casa da Cultura de Paraty

Programação:
Entrega das placas decorativas aos entrevistados
Exibição de minidoc dos depoimentos gravados para a exposição
Apresentação musical do artista Luís Perequê

Ficha técnica:

“Para uma história cultural de Paraty: 1945 a 2019”
Coordenação, textos e pesquisa: Marcos Maffei
Textos e pesquisa: Matheus Campos
Design Gráfico: Luy Albino
Realização: Casa da Cultura de Paraty e Livraria das Marés

Casa da Cultura de Paraty
Rua Dona Geralda, 194, Paraty – RJ – CEP: 23970-000
Visitação: Terça a sábado, das 10h às 18h, Entrada gratuita
Contato: +55 (24) 99238 4737
www.casadaculturaparaty.org
IG @casadaculturaparaty
IG @livariadasmares

Informações para a imprensa: Rosane Queiroz
rosanequeiroz.com@gmail.com
Tel. 11 – 96081-8447

 

3º Encontro de Numismática de Paraty
02/05 a 04/05/2-24
2º Encontro de Cervejarias Artesanais de Paraty
02/05 a 04/05/2024
5º Circuito Cervejeiro
Dia 04/05/2024
Previous
Next
Categorias
Email Marketing Locaweb
Compartilhe em suas redes sociais: