Paraty, turismo, cultura e natureza

Festival Mutuá no SESC Paraty

De 12 a 17 de setembro de 2023 – PLANTAR PARA CHOVER

Iniciativa, promovida pelo Sesc, valoriza cultura e tradições caiçaras, quilombolas e indígenas, através da arte. Grupo sul-africano é o destaque da programação.

Com o objetivo de celebrar a cultura e a ancestralidade de comunidades tradicionais, quintais caiçaras, quilombolas e indígenas, a cidade de Paraty, no Rio, recebe o Festival Mutuá 2023, promovido pelo Sesc, entre os dias 12 a 17 de setembro. A programação oferece uma variedade de experiências, como cortejos, apresentações artísticas, performances, exposições, saraus, rodas de conversa, intercâmbios, ações sistemáticas nas comunidades, oficinas e vivências. As atividades abertas ao público são gratuitas e acontecem no Sesc Santa Rita (Rua Dona Geralda, 320 – Centro Histórico de Paraty/RJ).

Inspirada na sabedoria popular, a edição deste ano traz o tema “Plantar para Chover” e convida o público a investir no futuro, apoiado no existente, para semear cultura e colher frutos abundantes, e propõe uma nova conexão com a terra, a ancestralidade e as comunidades. O verbo “mutuar” é a essência do festival, representando a troca, a reciprocidade e a comunhão entre culturas e pessoas.

Entre os convidados estão: Aldeia Araponga (Paraty); Almir Tã (Paraty); Amawethu (África do Sul); Andreia Parai Mariano Rodrigues (Paraty); Bira Lourenço (RO); Coletivo Mutuan (Paraty); Daniela Carmona (RJ); Dudude Herrmann (MG); Grupo Cirandeiro de Parati (Paraty); Guilherme Trucco (Paraty); Helder Vasconcelos (PE);; Juliana Manhães (MA); Laura Mariá (Paraty); Leônidas Portela (MA); Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife (PE); Maracatu Tira o Mofo (Paraty); Marcella da Terra (MG); Marulho (Ilha Grande RJ), Mestre Ambrósio (PE), Renato Quaresma (RN) e Tambor de Crioula (Paraty).

O projeto Mutuá faz parte de uma série de ações contínuas do Polo Sociocultural Sesc Paraty com lideranças e coletivos locais, em um compromisso duradouro com a promoção e fortalecimento da cultura e da sustentabilidade em Paraty e região, com vistas a acessibilidade, empreendedorismo, inovação e autonomia nas comunidades.

Atração internacional

O espetáculo Amawethu, da África do Sul, destaca tradições culturais africanas combinadas com expressões artísticas modernas. Sua performance ressalta a resiliência, união e diversidade, pautada nas epistemologias bantu em um diálogo entre a música tradicional e a dança africana contemporânea. Amawethu recebeu ótimas críticas e tocou os corações do público em todo o mundo por meio de movimentos de dança cativantes, música encantadora e narrativa convincente.

É apresentado pela Luthando Arts Academy, referência em projetos de educação através das artes, companhia de artes cênicas reconhecida mundialmente por suas apresentações que celebram a vibrante herança cultural da África do Sul. A Luthando Arts Academy atua em duas principais frentes: educação/trabalho de extensão e performance profissional de dança. A companhia se compromete com a criação de uma nova dança-teatro e música original, reconhece e aborda a necessidade de superar as divisões físicas e culturais vividas por bailarinos e performers freelancers, proporcionando-lhes um espaço seguro para a expressão e criação artística com contratos de trabalho.

Polo Sociocultural Sesc Paraty

Localizado no Centro Histórico do município, o Polo reúne duas unidades (Caborê e Santa Rita) que promovem o encontro das artes com a cidadania, em ações de formação, pesquisa, experimentação e circulação de espetáculos. No Polo também são oferecidas atividades de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, música, literatura e ações de valorização e incentivo da memória e do patrimônio cultural. A programação do Mutuá 2023 acontece no Sesc Santa Rita.

Serviço:
Mutuá 2023 – De 12 a 17 de setembro
Apresentações culturais – evento gratuito
Algumas oficinas têm inscrição prévia

Sesc Santa Rita
Rua Dona Geralda, 320 – Centro Histórico, Paraty – RJ
Largo de Santa Rita – Centro Histórico, Paraty – RJ

01 a 31
Circuito de Festas Juninas de Paraty
02 e 03
Workshop de criação audiovisual do Festival Internacional de Cinema de Paraty
06 a 07
4º Swimrun
12 a 21
Festa de Santa Rita
24 a 28
20º OFF FlIP
Previous
Next
Categorias
Email Marketing Locaweb
Compartilhe em suas redes sociais: