Paraty, turismo, cultura e natureza

Festa de São Pedro e São Paulo

festa de São Pedro e São Paulo em Paraty

(Foto: Comunicação Prefeitura de Paraty)

De 21/06 a 30/06/2024

A Festa de São Pedro e São Paulo acontece desde 1963, quando foi iniciada a construção da igreja na localidade na Ilha do Araújo e sempre acontece no fim de junho e começo de julho, com intensa programação religiosa em vários locais do município, mas com destaque para a Ilha.

A programação da festa é intensa e repleta de representações culturais. Na sexta-feira, acontece o Levantamento do Mastro, dando início a abertura dos festejos em honra a São Pedro e São Paulo, na Ilha do Araújo. Prosseguindo os dias, segue a novena com a Celebração da Palavra e Ladainha.

No domingo, Dia da Festa (30/06/2024), às 10h, diversas embarcações – baleeiras, barcos de pesca, de turismo, escunas -, adornadas com bandeirinhas e demais enfeites, se juntam formando à tradicional procissão marítima. Em meio ao trajeto, os barcos param e um anzol é abençoado e lançado ao mar, para que a pesca seja próspera durante todo o ano.

Ao chegar à ilha, as imagens são levadas à igreja para a Missa Solene. Durante a procissão é realizado um concurso para escolher a embarcação mais enfeitada. Após a missa os vencedores são anunciados.

A Festa de São Pedro e São Paulo é uma realização Comunidade de São Pedro e São Paulo da Ilha do Araújo, da Paróquia de Nossa Senhora de Remédios com o apoio da Prefeitura de Paraty.

AGUARDE A PROGRAMAÇÃO

01 a 31
Circuito de Festas Juninas de Paraty
02 e 03
Workshop de criação audiovisual do Festival Internacional de Cinema de Paraty
06 a 07
4º Swimrun
12 a 21
Festa de Santa Rita
24 a 28
20º OFF FlIP
Previous
Next