
Um dos maiores eventos literários que acontecem no Brasil anualmente está chegando, saiba como economizar e ainda aproveitar ao máximo essa experiência
Todos os anos, a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, sedia um dos eventos literários mais importantes do país, a Festa Literária Internacional de Paraty, também conhecida como Flip. Geralmente o evento dura uma semana, e reúne escritores renomados, leitores, artistas e intelectuais de todo o mundo para debates, lançamento de livros, oficinas e apresentações culturais na cidade histórica.
Em 2025, a Flip acontecerá entre os dias 23 e 27 de julho, e transformará a cidade de Paraty, como em todos os anos, em um ponto de encontro para os amantes da literatura. Para quem tem interesse, o ideal é realizar um planejamento com antecedência, visando, claro, a economia, mas também a possibilidade de aproveitar ao máximo o evento.
Os nomes de escritores já começam a surgir e Paulo Leminski será o autor homenageado.
Transporte e alimentação
Para quem vai de carro, é importante saber que o trânsito de Paraty durante a Flip geralmente é complicado e quase todos os estacionamentos estarão lotados. Uma boa opção é viajar de ônibus, seja do Rio de Janeiro ou São Paulo, já que elas possuem tarifas mais baratas, se forem compradas com antecedência.
Na parte da alimentação, o ideal é montar um roteiro gastronômico, já que a cidade possui uma grande variedade de restaurantes, mercados e feiras. Dessa maneira, é possível aproveitar todas as opções e, ainda assim, manter o orçamento equilibrado durante toda a estadia.
Como economizar na hospedagem na Flip
Como este é um evento bastante procurado, Paraty costuma ter uma alta na procura por hospedagem, o que acaba elevando os preços. Portanto, uma boa dica para economizar é reservar com meses de antecedência.
Outra opção é buscar acomodações em bairros mais afastados do Centro Histórico, já que eles também oferecem opções mais acessíveis. O uso de transporte alternativos como bicicletas ou transfers para se locomover também podem proporcionar experiências interessantes, além de mais economia.
Além disso, existe também a opção de compartilhar casas e apartamentos por aplicativos de aluguel. Essa é uma boa forma de reduzir custos e também gerar uma experiência mais agradável ao conviver com outros interessados por literatura.
Como usar os pontos para economizar
Atualmente, muitas companhias aéreas, bancos e aplicativos de fidelidade oferecem algum tipo de programa de pontos que pode auxiliar quem procura economizar durante a viagem à Flip. Ao acumular pontos em compras do dia a dia, é possível trocá-los por passagens, hospedagem ou descontos em serviços de viagem.
Ao realizar o planejamento com antecedência, é possível usar os pontos para reduzir custos, e liberar o orçamento para curtir atrações durante o evento, comprar livros e até mesmo comprar ingressos e investir em passeios.
Portanto, para quem deseja ir para um dos maiores eventos literários do país, é preciso se planejar com antecedência. O ideal é sempre se planejar com antecedência, não somente para economizar, mas para conseguir montar um roteiro de viagem ideal para que essa experiência literária seja aproveitada ao máximo.