Guia Cultural da Costa Verde é lançado em site e aplicativo para tablet. Turistas que têm a Costa Verde como destino e os próprios moradores já têm uma nova opção na hora de traçar um roteiro pela região: o site do Guia Cultural da Costa Verde e o aplicativo para tablet em versões em inglês e português.
São mais de cem atrativos das cidades de Paraty, Angra dos Reis, Mangaratiba, Itaguaí e arredores. O objetivo do Guia é reunir tanto os componentes de valor cultural, com relevâncias históricas e naturais, já consagrados na região, bem como seu potencial turístico não convencional, um dos mais significativos do Rio de Janeiro e do Brasil.
O Guia Cultural da Costa Verde leva o leitor diretamente à fonte de produção de artistas plásticos e artesãos, lista oficinas e ateliês sediados ao longo dos municípios, aponta bares e restaurantes pitorescos.
Basta acessar www.guiaculturalcostaverde.com.br ou baixar gratuitamente o aplicativo para ficar por dentro do calendário com as principais festas e eventos e saber quais são as melhores reservas naturais e ambientais da região. O Guia destaca ainda quais os atrativos culturais estão aptos a receber deficientes físicos e portadores de necessidades especiais.
Um atrativo cultural que vale à pena citar é o Museu Municipal de Mangaratiba, administrado pela Fundação Mario Peixoto. Lá encontram-se fotos e objetos do cineasta Mario Peixoto, diretor do filme “Limite” e considerado o pai do cinema nacional. Outra atração sugerida pelo Guia no município é o Beco da Poesia, trecho entre a Fundação Mario Peixoto e a praia onde as paredes são cobertas por textos de poetas da região.
Em Paraty, os destaques são as oficinas dos artesãos e suas produções dos típicos barquinhos de madeira, a cestaria feita pela tribo indígena local e dos artigos de palha elaborados nas comunidades quilombola. Entre os eventos da cidade histórica listados, estão a Festa Literária Internacional de Paraty e o Festival da Cachaça.
“O número de pessoas que desejam praticar o chamado turismo convencional – visitar um local, ver, fotografar, filmar, partir para outro local e repetir a receita – vem diminuindo. Cada vez mais, a busca é pelo conhecimento da cultura, de pessoas, hábitos e lugares diferentes daqueles de seus ambientes de origem”, observa o gestor cultural e diretor da Editora Cidade Viva, Fernando Portella.
“Os interesses passaram a ser por atrativos divulgados em escala menor. Nesse sentido, o produto cultural ganha maior peso e se evidencia também como gerador de renda”, conclui Portella.
O Guia Cultural da Costa Verde, apresentado pelo Ministério da Cultura, é uma realização da Editora Cidade Viva, com patrocínio da Ampla, co-patrocínio da TAESA (Transmissora Aliança de Energia Elétrica) e do SEBRAE/RJ, e apoio institucional da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.
“Queremos ir além da prestação do serviço como distribuidora de energia elétrica, queremos levar cultura e opção de lazer para nossos clientes.Além disso, para nós é importante valorizar a população local de cidades da nossa área de concessão, mostrando o que há de bom em cada uma delas”, comenta Ana Paula Caporal, gerente de responsabilidade social da Endesa Brasil.
“Já havíamos patrocinado anteriormente o “Guia Cultural do Vale do Café” e achamos o resultado excelente! O Guia da Costa Verde vem dar continuidade a um projeto que valoriza o estado do Rio de Janeiro, como também sua cultura, gastronomia, artesanato e hotelaria, contribuindo de forma positiva para o crescimento turístico e econômico da região”, diz o Diretor de Gestão Empresarial da Taesa, Sergio Malta. “A TAESA acredita que incentivar a cultura é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais promissora”, conclui.
Informações para a imprensa:
Projeto Paralelo Comunicação: 21 2540-6960
Marcelle Braga: 21 98842-4820 – marcelle@paralelocomunicacao.com.br
Maite Blancquaert: 21 99986-5364 – maite@paralelocomunicacao.com.br