Paraty, turismo, cultura e natureza

Amazonizando em Paraty

Buscando levar as tradições quilombolas dos povos da Amazônia Amapaense para Paraty, a Editora Miolo Mole, em parceria com a Casa Poéticas Negras, apresentam pela primeira vez na cidade o evento “Amazonizando Paraty”, com a participação do ator Mestre Ivamar, que dá vida ao personagem Popó na atual novela das 18h, da TV Globo, “Amor Perfeito”, e o Coletivo Amazonizando. O evento acontece nos dias 05, 06 e 07 de maio.

O ator, pesquisador, griô e escritor de 65 anos tem uma trajetória que vai muito além das telinhas. Trazendo vivências das periferias da cidade de São Paulo e ancestralidade dos quilombos por onde andou, em especial na capital amapaense,

Ivamar é atualmente uma das principais referências da cultura quilombola no Brasil. Além disso, luta para gerar mais igualdade de oportunidades para atores negros.

A ocupação amazônica vai apresentar diferentes vivências com a literatura, os toques da caixa de marabaixo e o canto popular, contação de histórias do projeto “Deixa que eu Conto”, trocas de experiencias literárias com Ana Janaú (SP) e o lançamento do livro de Suane Brazão (AP). Haverá também, o show de Electron Reggae Amazônico com Mário Mano, e a noite finaliza com o show Encantarias da Floresta, do Coletivo Amazonizando, seguida pela tradicional Roda de Marabaixo.

O Coletivo Amazonizando nasce da necessidade de expressar narrativas Amazônicas em São Paulo, que pode ser muito hostil com os migrantes desse território. Tem como maior expressão as tradições quilombolas dos povos da Amazônia Amapaense, a partir do Marabaixo, mais autêntica manifestação cultural o Amapá. Traz em seu corpo cênico a encantaria da floresta, a expressão ribeirinha, o afeto e a sabedoria de anciões, tem como ferramenta de linguagens a contação de histórias quilombolas e ribeirinhas com os Griôs Mestre Ivamar e Suane Brazão, assim como, a força dos tambores com o professor Felipe Melhor e Mario Mano, acompanhada da encantaria na voz de Ton Rodrigues.

A Associação Casa Poéticas Negras surge da necessidade urgente de resgatar, preservar e promover a memória da literatura e manifestações culturais afro brasileira e da diáspora como enfrentamento o racismo estrutural e as desigualdades raciais e sociais em seu território.

A organização convoca a todes para pensar e agir, criando novas possibilidades de emancipação dos pretos e pretas das pessoas negras e indígenas desse país através da valorização da sua intelectualidade, dos seus saberes e fazeres.

PROGRAMAÇÃO:

05/05/2023 – Sexta-feira
09h – Roda de Leitura – Literatura indígena e Afro-brasileira infanto juvenil
09h40 – Roda de Leitura – Literatura indígena e Afro-brasileira infanto juvenil
10h20 – Roda de Leitura – Literatura indígena e Afro-brasileira infanto juvenil
11h00 – Roda de Leitura – Literatura indígena e Afro-brasileira infanto juvenil
19h00 – Oficina de EScrita Ancestral – com Coletivo Amazonizando

06/05/2023 – Sábado
11h00 – Roda de Leitura – Deixa que eu te conto com Coletivo Amazonizando
13h00 – Oficina de Canto Popular com Coletivo Amazonizando
17h00 – Oficina de Toques de Caixa de Marabaixo com Coletivo Amazonizando
20h00 – Encontro filhas da terra com as escritoras Suane Brazão (Amapá), Janaú (Ubatuba) e Laura Santos (Paraty). mediação Ângela DaCor
22h00 – Apresentação Show Electron Reggae com Mário Mano (40 min.)

07/05/2023 – Domingo
11h00 – Roda de Leitura “Quando Namarama encontra o marabaixo” com participação especial de Mestre Ivamar
12h00 – Comida na CASA – Almoço
19h – Apresentação Show com Coletivo Amazonizando

SERVIÇO:

Amazonizando Paraty – Data: 05 a 07 de maio de 2023
Local: Casa Poéticas Negras – Rua Rua Sybel dos Santos, Barros, SN altura do 247, Vila Dom Pedro, Paraty, RJ – Ponto de referência: Rua atrás da loja Paraty Náutica, 4 casas

Previous
Next
Categorias
Email Marketing Locaweb
Compartilhe em suas redes sociais: