Foto: Stefany Viragh
A Praia da Sumaca é a mais isolada da Reserva da Juatinga e fica próxima à comunidade da Ponta da Juatinga e à praia de Martim de Sá.
O acesso se dá por barco, que pode ser contratado no Cais de Paraty ou da praia de Paraty-Mirim. O traslado direto do Cais de Paraty até a praia de lancha é de cerca de 1h20 de duração. Porém, é importante contratar antes esse traslado pois nem todos sabem chegar ao local.
No entanto, quando o mar não está bom, tem uma trilha que sai de um sítio particular na costeira chamado Ibijiquara distante a aproximadamente de 1h de caminhada até a praia.
A Praia da Sumaca ganhou esse nome devido a um barco naufragado no local. Sumaca é o nome de um tipo de caravela pequena, feita para prestar apoio às grandes caravelas. Acredita-se que na região haveria muita movimentação desse tipo de embarcação por ser um dos pontos de saída do ouro.
Segundo o único morador da praia, Sr Manequinho, a única coisa que restou aqui do navio foi o cano de ferro da ducha do outro lado da praia, que foi instalada por ele mesmo e que apelidou carinhosamente de Fonte da Juventude.
A Praia conta ainda com mirante, piscina natural e mais belezas que encantam os visitantes que podem acampar ou alugar uma casa no local.
Fonte: https://www.instagram.com/praiadasumaca/