De 30/10 a 01/11/2025
O Instituto Manga realiza a segunda edição do Manga Festival, uma celebração da cultura local e a importância do território, com destaque para a Mostra Fotográfica “Territorialidades Daqui”. Esta exposição única reúne imagens que refletem as raízes, os saberes e a vida cotidiana da comunidade, valorizando as tradições e a importância dos territórios.
Segundo a idealizadora do Instituto Manga, Mírian Machado: “tanto o Instituto quanto o Manga Festival surgiram de uma demanda do território, de repensar a sua importância e de valorizar a sua cultura presente nos moradores e rotinas. Para isso várias ações estão sendo desenvolvidas, dentre elas o Festival”.
A Mostra “Territorialidades Daqui” tem curadoria de: Roberta Pisco, Bruno Michel, Janete Moreira, Marcelo Oséas e José Sérgio Barros
PROGRAMAÇÃO:
30/10/2025
10h – Desfile da Escola Municipal Parque da Mangueira (Percurso pelas ruas do bairro Parque da Mangueira)
14h – Tombamento afetivo do pé de manga na rua Sinhá Madureira
31/10/2025
18h – HOMENAGEM AO MESTRE CIRANDEIRO JOÃO DE DEUS RODRIGUES
Com participação de cirandeiros e grupos de ciranda de Paraty. Ponto de Encontro: Praça da Paz, cortejo até Rua. Prof. Benedito Domingos Gama
01/11/2025
10h – Abertura da Mostra Fotográfica Territorialidades Daqui (Rua Leônidas de Azevedo Lengrubier,44 Parque da Mangueira).
Tema: Expressões da cultura tradicional através do patrimônio cultural e natural, presentes nos bairros da Ilha das Cobras e do Parque da Mangueira.
11h30 – Apresentação da comunidade de estudos e pesquisas da capoeira – Orientação Mestre Peixe Cru – Supervisão Mestre Parrudo (Rua Sinhá Madureira – em frente ao pé de manga, Parque da Mangueira)
13h às 17h – Oficina de grafitagem e de skate – Liberdade de surfar (Rua Leônidas de Azevedo Lengrubier,44 Parque da Mangueira)
13h às 17h – Oficina e festival de pipa, com a Associação de moradores do Parque da Mangueira (Rua Leônidas de Azevedo Lengrubier,44 Parque da Mangueira)
15h às 17h Oficina entre Maré e Palavra – Roda de conversa e oficina de rima – Núcleo jovem do fórum de comunidades tradicionais – FCT
(Rua Leônidas de Azevedo Lengrubier,44 Parque da Mangueira)
17h – Encerramento da programação – Sarau da oficina Roda de conversa entre Maré e Palavra