Espetáculo Morada leva poesia, circo e consciência ambiental a cidades do interior do RJ. Prepare-se para se emocionar, refletir e se encantar!
O Governo Federal, ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc apresentam o Espetáculo Morada, do Grupo Móbile, que circula por cidades do interior do Rio de Janeiro com apresentações circenses gratuitas, oficinas de circo para crianças e jovens e rodas de conversa sobre meio ambiente abertas ao público. Com uma linguagem poética e acessível, Morada mistura circo, teatro e literatura para contar uma história que fala da relação do ser humano com a natureza.
Inspirado em livros de autores como Liliana Iacocca, Ailton Krenak, Davi Kopenawa e Manoel de Barros, o espetáculo convida o público a escutar o tempo da Terra, dos rios e das florestas. A montagem traz ao palco elementos como aparelhos aéreos acrobáticos, pirofagia, contorção, dança e teatro. Tudo isso para falar de temas urgentes, como a crise climática, a destruição da natureza e a importância de cuidar do planeta. Mas não espere respostas prontas: Morada convida à reflexão, à escuta e ao encantamento. A programação conta com além do espetáculo, vai oferecer oficinas circenses gratuitas para crianças e jovens. E depois de cada apresentação, haverá uma roda de conversa com a comunidade sobre temas ligados ao meio ambiente e à preservação dos recursos naturais. O projeto já passou por Miguel Pereira, Três Rios, Areal e agora em Paraty, levando arte e cultura para praças e espaços abertos, de forma gratuita e acessível. “Nosso objetivo é que as pessoas se sintam tocadas pela arte, pela palavra, pelo corpo em movimento. Que possam sair do espetáculo querendo olhar o mundo com mais cuidado”, explica Ceci Miranda, coordenadora do projeto e do Grupo Móbile. Fique ligado na programação e venha viver essa experiência!
Oficina Circense às 10h, apresentação do espetáculo às 19h e após roda de conversa com a temática ambiental. Tudo acontece na Quadra da Mangueira, que está localizado na Rua André Rebouças, 955 – no bairro Parque da Mangueira.
Créditos
Foto – Bruno Monteiro
Arte divulgação – Patrícia Gualberto