Publicação difunde o conhecimento Guarani sobre as plantas medicinais para crianças e educadores
No dia 8 de dezembro, a Associação Nhandeva realiza o lançamento online do livro “Ymaguaré pohã – A Cura Ancestral”, com uma abordagem didática sobre o conhecimento indígena das plantas medicinais. A publicação é o terceiro volume de uma coletânea escrita por Patrícia Solari e organizada por Roque González, a edição foi viabilizada pelo edital “Literatura Resiste RJ”, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj).
“Ymaguaré” do guarani, “desde os tempos antigos”. “Pohã”, remédio. A partir dos relatos da erveira Ilda Poty e dos professores bilíngues Márcio Kuaray da Silva e Márcia da Silva, da aldeia Araponga, em Paraty, a pesquisadora Patrícia relata o uso das ervas medicinais pela etnia Guarani Mbyá com o apoio de lendas e aquarelas criadas por ela.
A publicação narra a relação íntima dos povos indígenas com a floresta, que acontece naturalmente desde as brincadeiras e tarefas da infância, e está presente na profundidade de suas crenças nas divindades de cada elemento da natureza e no trabalho espiritual dos pajés.
O livro, que será distribuído nas bibliotecas das escolas municipais no início do ano letivo de 2024, também propõe atividades didáticas e “chaves pedagógicas” que podem ser aplicadas por professores para relacionar o conhecimento científico ao conhecimento ancestral, promover a integração entre as culturas das comunidades tradicionais de Paraty e valorizar a identidade Guarani.
Os autores realizam um trabalho importante de pesquisa, fortalecimento e difusão da cultura Guarani desde a década de 1990, tendo sido idealizadores do Festival Ymaguaré – Mitos e Lendas Indígenas, realizado até 2016 e premiado pelo Ministério da Cultura em 2010. “Durante os últimos trinta anos, acompanhamos a vida dos Guaranis Mbya, suas músicas, seus sonhos, sua arte, sua crença de viver em um mundo que precisa de delicadeza, seu respeito, sua verdade na criação da palavra sagrada e sua entrega para receber saúde.”, escreveu Patrícia na apresentação de Ymaguaré pohã.
O livro digital será disponibilizado no site da Associação Nhandeva, assim como o áudio das lendas nos idiomas português e guarani.