Paraty, turismo, cultura e natureza

Programa Zé Kleber 2021

Programa Zé Kleber 2021

Dias 23 e 24/04/2021: programação da FLIP e Museu do Território Encontros debatem aspectos históricos e culturais de Paraty, além da produção cultural contemporânea na cidade O Museu do Território de Paraty, em parceria com a Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, realiza nos dias 23 e 24 de abril o “Programa Zé Kleber 2021”. Serão quatro encontros virtuais, que trazem a curadoria de Nena Gama, paratiense, fundadora da Eco TV e ex-secretária de turismo da cidade. Voltadas aos aspectos históricos e à produção cultural de Paraty no contexto atual, as mesas serão transmitidas gratuitamente pelo YouTube da Flip e do Museu do Território (ver serviço). “Os encontros oferecem um panorama histórico da cidade, mas também colocam em evidência o trabalho das novas gerações, além de refletirem as relações estabelecidas nos espaços de uso coletivo, sejam eles físicos ou virtuais”, explica Mauro Munhoz, diretor artístico do Museu do Território.

23/04 às 16h – “Mesa: Teatro em Paraty”
O teatro exige múltiplos talentos. É necessário dialogar com a literatura, artes plásticas, músicas e inúmeras outras linguagens. Com a pandemia de Covid-19, foi uma das manifestações culturais que mais sofreu: como se apresentar sem público? Às linguagens necessárias para se fazer teatro, então, mais uma foi adicionada: a audiovisual. Nesse contexto, diferentes companhias de teatro tiveram de se reinventar rapidamente e, desde então, vem promovendo inúmeras ações na internet. Como nasceu uma nova companhia de teatro em uma cidade como Paraty? Quais são suas influências e preocupações? Como dialogar com o passado e a cultura local sem deixar de ter um olhar global? E como lidar com as reinvenções necessárias por decorrência da pandemia? Nessa mesa conversam Bianca Paraty e Wanessa Malvar, fundadoras da companhia biwã, com Claudia Ribeiro, atriz e educadora. Mediação de Brisa de Souza, artista independente de Paraty.

23/04 às 1 9h – “Mesa: Beco do Propósito”,
Em Paraty, os laços entre sociabilidade, música, festas e religiosidade permaneceram coesos apesar das movimentações culturais pelas quais o mundo e a cidade passaram no século 20. Em parte, é possível dizer que isso aconteceu como uma consequência do período em que a cidade ficou isolada do resto do país. Sem acesso por estrada, ela se transformou em um celeiro de sua própria cultura. Por outro lado, foi também o talento e o interesse de inúmeras gerações de paratienses pela própria história que fez com que as tradições não se perdessem. Não à toa, hoje os antigos laços que unem Festas, religiosidade e música são colocados em evidência por uma nova geração de pesquisadores e artistas locais que estudam sua própria história. Nessa mesa, duas gerações se dedicam a investigar a história de Paraty tendo como ponto de partida da conversa o Beco do Propósito, local simbólico para as Festas religiosas e populares, onde está situada a Santa Cruz da Generosa, pequena capela no centro histórico. O paratiense e especialista em arte sacra Marcell Costa Moraes conversa com a historiadora paulistana Marina de Mello e Souza, autora do livro Paraty, a cidade e as festas. A mesa será mediada pelo jornalista André de Oliveira.

24/04 às 16h – “Mesa: Literatura em Paraty”
Quem busca nos acervos de Paraty descobre rapidamente que a cidade tem um largo passado literário. Berço de inúmeras publicações, Paraty teve grandes cronistas locais, como José Carlos de Oliveira Freire, o seu Zezito. Nos últimos anos, a cidade também tem sido escolhida por inúmeros escritores que buscam inspiração em suas ruas. Como consequência disso, há hoje um circuito de literatura na cidade que funciona independente de qualquer instituição. Nesse sentido, uma das iniciativas de maior destaque é o Fuzuê Literário, sarau literário que acontece de forma virtual desde o início da pandemia e que foi fundado por um coletivo de escritores da região. Nesta mesa, a escritora Elisa Pereira, uma das fundadoras mais ativas do Fuzuê, conversa com o escritor e educador Pedro Libânio. O encontro, que terá a mediação do jornalista Davi DeTrinda, nascido e criado em Trindade, tradicional comunidade de pescadores de Paraty.
2 4/04 às 19h – Mesa: Eco TV”
Fundada no início dos anos 1990, a Eco TV foi uma experiência singular no Brasil. Canal de televisão educativo e comunitário, a Eco TV era baseada em Paraty e se dedicava a cobrir temas relacionados à Costa Verde do litoral fluminense. Suas reportagens cobriam a política local, acompanhando eleições e o trabalho de diferentes administrações da região; jogavam luz sobre personagens históricos, como Júlia da Silva Bruhns, paratiense mãe do escritor alemão Thomas Mann; e principalmente tratavam de temas relacionados ao meio-ambiente. A sustentabilidade e preservação da natureza sempre norteou o canal, sendo um reflexo das preocupações emergentes de seu próprio tempo: em 1992, o Rio de Janeiro sediaria a Eco 92, conferência sobre clima das Nações Unidas. Por fim, naquela época, em que a cidade vivia um grande período de abertura ao turismo de massa, a Eco TV foi fundamental para manter vivas e em evidência as especificidades culturais paratienses e, principalmente, o modo de vida caiçara de toda a região. Hoje, o acervo da Eco TV vem passando por um processo de digitalização através do Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologia, que tem a salvaguarda do material produzido pela TV. Nesta mesa, conversam Lia Capovilla, Renato Padovani e Nena Gama, fundadores da Eco TV. Esta mesa terá como mediador o jornalista André Barcinski, que vive em Paraty há 11 anos.
O Programa Zé Kleber 2021 é realizado pelo Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.


Serviço
Museu do Território de Paraty e Flip apresentam:
Programa Zé Kleber 2021
23 e 24 de abril de 2021
Às 16h e 19h
YouTube da Flip: http://www.youtube.com/flipfestaliteraria
Youtube do Museu do Território:
http://www.youtube.com/channel/UC936Gmhhd6AOZswTWjm4DvA
Grátis -Classificação indicativa: livre

Informações para a Imprensa:
Marina Franco
19 9 98745101comunicacao@flip.org.br

Previous
Next
Categorias
Email Marketing Locaweb
Compartilhe em suas redes sociais: