
O carioca Wilson Simoninha faz parte da geração de músicos brasileiros que misturam samba, jazz, bossa nova, rock e soul. E, com certeza, vai mostrar o resultado desse caldeirão efervescente no Bourbon Festival Paraty 2014.
Músico, intérprete, produtor e empresário, é filho do legendário Wilson Simonal, e se interessou por música ainda na infância. Sua trajetória artística começou nos anos 1980, quando integrou algumas bandas até formar a Suíte Combo, ao lado de João Marcello Bôscoli – filho de Elis Regina e Ronaldo Bôscoli. Após esse start, o artista não parou mais seu envolvimento com projetos musicais.
Algumas de suas realizações mais relevantes como produtor foram a idealização e coprodução os shows que marcaram o retorno aos palcos de Jorge Ben Jor. Como produtor cultural, entre 1992 e 1994, Simoninha trabalhou em três edições do Free Jazz Festival e duas do Hollywood Rock. Ainda em 1994, nos EUA, gravou o disco “In Tempo”, do saxofonista japonês Sadao Watanabe, e fez sua primeira turnê pelo Japão. Já no Brasil, em 1995, interpretou quatro faixas do álbum João Marcello Bôscoli & Cia (Flor do Futuro, Essa Menina, Distantes Demais e Carnaval e Reveillon).
Porém, foi a partir do novo século que apostou forte na sua carreira como músico e interprete. Em 2000, ao mesmo tempo em que foi convidado para ser diretor artístico da gravadora Trama, lançou o álbum solo de estreia“Volume 2”. Em 2002 participou do projeto “The New Samba Revue” com Patrícia Marx, Jair Oliveira, Mad Zoo e Max de Castro. Eles saíram em turnê pela Europa e fizeram 22 shows em Portugal, França, Alemanha, Holanda, Áustria, Itália, Suíça e Inglaterra. Assim que retornou ao Brasil, lançou seu segundo álbum, “Sambaland Club”.
Com o objeto de atingir o mercado internacional, em 2004 colocou nas ruas o álbum “Introducing Wilson Simoninha Live Sessions at Trama Studios”, que trazia releituras de suas canções e músicas inéditas. No início de 2004, para lançar o material na Europa, Simoninha fez 18 shows no continente. E entre vários projetos, como a caixa Wilson Simonal na Odeon (1961-1971), participou, em 2009, do álbum Nego – composto por canções americanas em versões brasileiras – de Carlos Rennó e Jaques Morelenbaum.
Em continuidade a seus próprios discos, difundiu o poderoso“Melhor – S de Samba”, de 2008, com a participação de Seu Jorge (em “Ela É Brasileira”) e Cláudio Zoli (em “Eu Sei que Você Vai me Entender” e “Sossega”). Em agosto de 2009, ao lado de seu irmão Max de Castro, Simoninha concebeu e comandou o show “O Baile do Simonal”, com repertório composto por sucessos gravados pelo cantor Wilson Simonal, nos anos 1960, começo dos 1970. Além da turnê do Baile, em 2012, Wilson Simoninha participou do projeto 100 Anos de Gonzagão, interpretando “Forró no Escuro”. Seu mais recente disco, “Simoninha – Alta Fidelidade”, saiu em 2013 e, como ele mesmo diz, “é quase uma provocação, com a expressão “High Fidelity”, impressa nas capas dos discos dos anos 1960 como um a espécie de selo para atestar a alta qualidade sonora”.
Ficha técnica
Simoninha: voz
Bruno Marques: Baterista
Michel Lima: Teclado
Dilson Laguna: Guitarrista
Josue Santos: Sax
Sidmar Vieira: Trompete
Sérgio Carvalho: Baixo