Notícias, dicas de viagem, eventos em Paraty

Neste ano, a quinta feira santa coincide com o feriado de Tiradentes, deixando a Semana Santa em Paraty mais interessante. É na quinta feira que acontece a emocionante  Procissão do Fogaréu. à meia noite todo o Centro Histórico fica escuro e a procissão sai iluminada por tochas.

Dessa procissão, reativada na década de 70 por um grupo de jovens paratienses, participava a figura do Centurião, que ia à frente do andor tocando uma corneta quando chegava à frente das igrejas. O Fogaréu, que inicia à meia noite de Quinta-Feira, 21 de abril, simboliza a prisão de Cristo. Nessa procissão secular os fiéis saem pelas ruas de pedras do Centro Histórico portando fifós (tochas), com as luzes dos postes apagadas e ao som incessante de matracas – o que nos transporta a outros tempos. As matracas vieram substituir os sinos que, por serem motivo de júbilo, silenciam na Quinta-Feira Santa e só voltam a tocar no Domingo de Páscoa.

Saiba mais sobre a Semana Santa em Paraty

Parte do projeto de divulgação da cidade de Paraty (www.paraty.com.br) o “Blog de Paraty” foi montado para aproximar ainda mais os internautas das informações, dicas e notícias de Paraty.

Deixe um comentário




*