
O famoso órgão Hammond, desenvolvido e construído pelo norte-americano Laurens Hammond desde 1934, teve papel crucial na música. Saiu das igrejas gospel e logo passou para o blues, jazz e soul. Nas mãos de grandes organistas como Jimmy Smith, Jimmy McGriff e Jack McDuff obteve seu ápice na década de 60, combinou a contemplação musical das igrejas com a liberdade e expressão mundana do jazz, criando o estilo assim chamado de soul-jazz. Inspirados por estes abriu caminho e oceanos para o raggae (Maytals, Bob Marley), rock progressivo (Pink Floyd. Uriah Heep, Focus, ELP) e heavy metal (Deep Purple, Led Zeppelin). O órgão Hammond não parou por ai, expandiu para a música eletrônica com o acid-jazz dos DJs que combinavam em suas pick-ups as “grooves” (batidas/pulsações) dos discos de jazz.
Não foi por acaso que o organista Daniel Latorre e o baterista Wagner Vasconcelos, acompanhados por Filipe Galadri na guitarra, chegaram ao Hammond Grooves. O grupo paulistano resgata a inusitada formação de “Jazz Organ Trio”, guitarra, bateria e o Hammond B-3 que também faz os baixos através da pedaleira do órgão! Desde 2008, apostam em executar, com primazia, o soul-jazz e repertório autoral que combina jazz com ritmos brasileiros, maracatú, samba e baião, resultando em temas inéditos e surpreendentes como Funktaztic, Chá-com-bolo, WESted, Samba na Rede, Varanda e Orange Bird.
O show inclui músicas dos mestres Jimmy Smith (The Cat), Wes Montgomery (Full House), Jack McDuff, Dr. Lonnie Smith (Play it Back), Jimmy McGriff (All About My Girl), Grant Green (Let the Music Take Your Mind), Big John Patton (Amanda), Miles Davis (Milestones), George Benson (Jeaninne), Walter Wanderley, Reuben Wilson entre outros. Assim, espera-se uma performance da mais alta qualidade musical do HG no Bourbon Festival Paraty 2014.
Ficha técnica
Daniel Latorre: orgão Hammond B3
Wagner Vasconcelos: bateria
Filipe Galadri: guitarra