
Andy McKee é hoje um dos mais relevantes violonistas de fingerstyle percussivo, ou seja, modo de tocar batendo os dedos e as mãos nas cordas e no instrumento. Para ele, tocar guitarra é tão simples como andar e comer.
Nascido em 1979 no Kansas, EUA, começou a praticar aos 13 anos de idade, quando ganhou do seu pai sua primeira guitarra, da marca Aria. Começou com canções das bandas Metallica, Pantera e Dream Theater. Em 2006 teve um vídeo – “Drifting” entre os mais acessados do mundo, com 30 milhões de visualizações, o que impulsionou de vez sua carreira. Ele é uma das atrações mais instigantes do Bourbon Festival Paraty 2014.
O americano interessou-se pelo violão aos 16 anos após tentar a guitarra, pois conheceu a música de Michael Hedges, Don Ross, Billy McLaughlin e Preston Reed, suas principais influências na música acústica. Ao mesmo tempo, inspira-se também em outros músicos e grupos como: Earth Wind and Fire, The Yellowjackets, Bjork, ImogenHeap, Pantera, Eric Johnson, Peter Gabriel, Dream Theater, Bruce Hornsby, entre tantos.
Lançou seu primeiro disco, “Nocturne”, em 2001 de forma independente, e no mesmo ano foi o terceiro colocado no National Fingerstyle Guitar Competition. Em 2003, Andy McKee fez sua primeira turnê ao exterior, em Taiwan, com os conhecidos guitarristas Jacques Stotzem, Isato Nakagawa e Masaaki Kishibe, e no ano seguinte lança “Dreamcatcher”, o segundo álbum. Só após seu terceiro trabalho “Art of Motion”, começa a ficar conhecido mundialmente.
Em 2007 coloca no mercado “The Gates of Gnomeria”, onderegravou “7-14,” “A Sphere,” “Ouray,” “AllLaid Back and Stuff” e “She”, de seu primeiro disco e que apresentaram uma qualidade técnica muito superior. Nesse trabalho também incluiu um cover de Björk, “Venus as a Boy”. Nesse ponto de sua trajetória, Andy já era sucesso mundial. Entre várias turnês para promover seu álbum, gravou um EP “Commmon Ground” (lançado apenas digitalmente), com regravações de três músicas de seu álbum “Dreamcatcher” e um cover do guitarrista japonês Masaaki Kishibe.
“Joyland”, seu mais recente disco lançado em 2010, também apresenta um DVD inteiro com 75 minutos de material com vídeos adicionais, incluindo um documentário chamado “Andy McKee: Joyland”, e quatro vídeos. O documentário está disponível apenas para compra como parte do álbum Joyland CD / DVD. Mesmo com vários guitarristas incríveis no mundo, é a precisão de Andy com a estrutura da música e conteúdo melódico que o eleva acima do guitarrista típico. É nítido que ele experimenta coisas diferentes em seu instrumento como afinações alteradas, capos parciais e batidas de percussão. Contudo, Andy não se utiliza desses recursos como truques baratos de salão, eles são ferramentas de composição usados ??para criar alguns dos melhores resultados da música trabalhada para o violão de cordas de aço.
Ficha técnica
Andy Mackee – Violões