Paraty - Versão em português Paraty - English version

PARATY TURISMO
E ECOLOGIA

Aldeia Paratii 2018
(23/10/2018)

Aldeia Paratii 2018

Evento do SESC Paraty - De 18 a 27/10/2018

O Sesc Paraty apresenta o projeto Aldeia Paratii, que acontece de 18 a 27 de outubro.  Diversas linguagens artísticas são oferecidas ao público numa programação que contempla as Artes Cênicas, as Artes Visuais, a Literatura, a Música e nosso Patrimônio Cultural. 
Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ser no Universo” diz o poeta Fernando Pessoa, e a programação da Aldeia Paratii mostra essa riqueza com atividades - exposições, apresentações, oficinas e debates, que dialogam com a diversidade de culturas do nosso território. Para iniciar a programação da  Aldeia Paratii fica o convite para a abertura da exposição Bordados Poéticos no dia 18 de outubro, quinta-feira, às 20h, na Unidade Sesc Santa Rita - Rua Dona Geralda, 15, Centro Histórico, Paraty, RJ.
 
Venha participar dessa Aldeia Paratii!   

PROGRAMAÇÃO  ALDEIA PARATII 2018

DIA 18 - QUINTA

ABERTURA EXPOSIÇÃO BORDADOS POÉTICOS 
Horário: 20h - Até 25 de novembro
De terça a sexta-feira, das 10h às 19h, sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h, na Unidade Sesc Santa Rita, Rua Dona Geralda, 15, Centro Histórico.  

Em sua oitava edição, a Mostra Bordados Poéticos de Paraty tem como tema de reflexão o território, a cartografia e os caminhos partilhados por cada um em suas trajetórias pessoais e coletivas. O FIO-PERCURSO nos remeterá as conexões, aos encontros que vivenciamos em nosso cotidiano. Responderam a esse chamado 46 bordadeiras de diversos estados do país como Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e o Rio de Janeiro. Trinta bordados foram selecionados e estão expostos junto com os trabalhos do Grupo Bordados Poéticos, nas obras Fio do Afeto, e nas obras coletivas Risco, realizada com a designer Marcela Carvalho, e os Postais Cartografia do Afeto, desenvolvido com o Coletivo Bordazul, de Maceió (AL).  
 
DIA 19 - SEXTA

NARRAÇÃO DE HISTÓRIA - “CONTOS DO FIO”
Com a contadora de histórias Marcela Carvalho 
Dia 19/10 - Horário: Das 15h às 16h
Público alvo: crianças de todas as idades
Local: Sala de Artes Integradas, na Unidade Sesc Santa Rita - Rua Dona Geralda, nº 15 - Centro Histórico
 
O fio condutor das narrativas apresentadas ao público é _ o FIO. Fio fiado na roca, fio que é filho no interior do Brasil. Cada conto puxa o fio da memória e é emendado com outro fio de um novo conto. Com brincadeiras, sonoridades e práticas sensíveis de convidar os ouvintes, apresentamos uma sessão de contos que reúne três histórias de tradição oral encontradas no folclore brasileiro. O fio atravessa o tempo e o destino; o trabalho na repetição; o amor e a beleza das transformações visuais em A Velha a fia, As três Velhas e a Velha e o Gato. 
 
DIA 20 - SÁBADO

ESPETÁCULO CUCO - A LINGUAGEM DOS BEBÊS NO TEATRO 
CIA CAIXA DO ELEFANTE (RS)

Horário: 17h
Local: Sala de Artes Integradas, na Unidade Sesc Santa Rita - Dona Geralda, 15 - Centro Histórico
Classificação: Livre
Recomendação etária: 0 a 3 anos
Distribuição de senhas 30 minutos antes do início do espetáculo

Através das experiências lúdicas e estéticas dos bebês, do jogo entre o “esconder e o revelar”, o espetáculo cria uma atmosfera na qual as fronteiras do tempo, das formas e dos sentidos se intercambiam entre o real e o imaginável, entre o possível e o surreal. Essa brincadeira ficcional, de criar e dar sentidos toma forma num ninho, numa cama acolchoada. Espaço que acolhe fantasias, surpresa e tudo o que é possível a uma criança colecionar. Após a apresentação, haverá bate-papo com o público e os artistas.

 
MESA DE BATE-PAPO - FIO-PERCURSO: REFLEXÕES SOBRE O BORDADO COMO MEDIADOR DE PRÁTICAS DE CUIDADO E A CONSTRUÇÃO DE SI. 
Participantes: Izabela Pucu, Gabriela Serfaty, Mariana Guimarães e Nina Silva.
Horário: Das 19h30 às 21h
Público alvo: Público geral
Local: Sala de Artes Integradas, na Unidade Sesc Santa Rita, Rua Dona Geralda, nº 15 - Centro Histórico

Debate sobre a prática do bordado na contemporaneidade, tecendo relações com a cartografia, a memória, a arte contemporânea e as histórias particulares e coletivas. Temas investigados durante todo o ano nas imersões realizadas pelo Sesc Paraty e Coletivo ConFio. 


DEMONSTRAÇÃO FINAL DO INTERCÂMBIO EM ARTES CÊNICAS SESC PARATY/ORIENTAÇÃO: MICHAEL CHEKHOV BRASIL
Horário: 20h
Local: Unidade Sesc Silo - Rua D, 30 - Vila D. Pedro I
Traslado gratuito com saída às 18h45 no Largo da Santa Rita
Classificação Etária: Livre
Distribuição de senhas 30 minutos de antes do início do espetáculo
 
Em outubro de 2018, o Sesc Paraty recebeu os atores/pesquisadores Hugo Moss e Thaís Loureiro, da Michael Chekhov Brasil, para quinze dias de oficina com pesquisas, palestras e trocas artísticas variadas relacionadas à técnica e legado de Michael Chekhov (1891-1955). No dia 20 de outubro, às 20h, na Unidade Sesc Silo, o público de Paraty terá a oportunidade de assistir à finalização desse processo em uma apresentação criada especialmente pelos participantes do intercâmbio. 
 
 
DIA 21 - DOMINGO

ESPETÁCULO O CRIVO 
Ateliê do Gesto (GO)

Horário: 19h
Local: Unidade Sesc Silo - Rua D, 30 - Vila D. Pedro I
Traslado gratuito com saída às 17:45h no Largo da Santa Rita
Classificação Etária: Livre
Distribuição de Senhas 30 minutos de antes do início do espetáculo

O Crivo é um espetáculo de dança inspirado na obra “Primeiras Estórias” do escritor João Guimarães Rosa, um dos mais revolucionários e complexos da literatura brasileira do século XX. Dois intérpretes, juntos, criam relações que só se revelam à medida em que, atravessam suas estórias, o SER-TÃO, o mundo de cada um, solitário, percebendo no recolhimento um mergulho na busca do que permanece, do que nos tornam diferentes e próprios. Após a apresentação, haverá bate-papo com o público e os artistas.

 
APRESENTAÇÃO MUSICAL ITIBERÊ ZWARG & GRUPO
Horário: 20:30h
Local: Unidade Sesc Caborê - Rua Octavio Gama, 1709 - Caborê
Traslado gratuito com saída às 19:15h em frente a ponte do Pontal

O multi-instrumentista, compositor e arranjador Itiberê Zwarg desenvolve seu trabalho autoral desde 1999, ano em que criou a Oficina de Música Universal. “Música Universal” foi o termo encontrado por Hermeto Pascoal, com quem Itiberê divide o palco como contrabaixista há 34 anos, para descrever uma música que, sem preconceitos, engloba todos os estilos, valoriza elementos da tradição musical brasileira e de várias partes do mundo, e ultrapassa a barreira entre a música erudita e a popular.
Universalidade temática, criatividade na concepção dos arranjos, e muito espaço para improvisos verdadeiramente criados no momento em que são tocados são as características fundamentais do show de Itiberê Zwarg& Grupo. O grupo aposta no talento de seus integrantes, que revezam instrumentos gerando uma inesperada movimentação no palco, encantam as plateias com sua música.

 
DIA 22 - SEGUNDA

ESPETÁCULO MEMÓRIAS DE TRINDADE
CIA de Teatro Rosa Carmo Queiroz (Trindade)

Horário: 20h
Local: Unidade Sesc Silo - Rua D, 30 - Vila D. Pedro I
Traslado gratuito com saída às 18:45h em frente a Unidade Sesc Santa Rita
Classificação Etária: 10 anos
Distribuição de senhas meia hora antes do espetáculo
 
O espetáculo encena a história da Vila de Trindade através das lembranças de duas senhorinhas que se encontram na cozinha de uma delas e ao saborearem um café adoçado com caldo de cana despertam em suas memórias, antigas histórias de índios, de piratas e das famílias que povoaram a vila, até a impactante chegada do progresso que transformou os costumes e o modo de vida do lugar. Encenado por duas atrizes que através da manipulação de bonecos, objetos, imagens de teatro de sombras e animação em vídeo, contam com humor e poesia a história da Vila através dos séculos. A dramaturgia e a trilha sonora foram compostas tomando como referências narrativas orais de antigos moradores, documentários, entrevistas, jornais e fotos históricas. Após a apresentação, haverá bate-papo com o público e os artistas.

 
DIA 23 - TERÇA

OFICINA DE LUTHERIA CAIÇARA - Pandeiro de material reciclado
Oficineiro: Mestre Biba

De 23 a 26 de outubro
Das 14h30 às 17h30
Público alvo: a partir de 15 anos
Local: Sala da Memória, na Unidade Sesc Santa Rita, Rua Dona Geralda, nº 15 - Centro Histórico
Inscrições presencialmente na Unidade Sesc Santa Rita ou pelo e-mail inscricoes.ccsp@sesc.com.br
 
Mestre Biba, conhecido em Paraty pelos seus bonecos gigantes e máscaras de papel machê, traz para o Sesc outro lado da sua criatividade: a construção de instrumentos com material reciclado. A Oficina de Lutheria Caiçara para construção de pandeiros com material reciclado será prática e cada aluno terá a oportunidade de fazer seu próprio pandeiro.


LANÇAMENTO DO LIVRO “VIDAS QUE ATRACAM NO CAIS”
Bate-papo com Ciro Oliveira, autor do livro, com mediação do poeta Flávio de Araújo.
Participações especiais: Aguimar Junior dos Santos Seixas, Thiago de Souza do Nascimento, Gisele Cristina Lopes e Marcel Allvarenga da Souza.
Horário: 19h 
Público alvo: Público geral
Local: Sala de Artes Integradas, na Unidade Sesc Santa Rita - Rua Dona Geralda, nº 15 - Centro Histórico

Escrito em 2016 e publicado em setembro de 2018 em São Paulo, pela Editora Urutau, o livro reportagem conta as histórias de vida de oito barqueiros que trabalham com embarcações turísticas na região do cais de Paraty.  Depois de dois anos de editoração e busca por publicação, Ciro Oliveira traz seu livro para a cidade. “Eu sempre disse para mim mesmo que só voltaria para Paraty quando pudesse levar os exemplares de presente para os barqueiros que me ajudaram a escrever”, diz o jornalista. Ciro Oliveira, jornalista formado pela PUC-Campinas, mestrando em Comunicação na Faculdade Cásper Líbero. 

 
DIA 24 - QUARTA

OFICINA DE OBRA COLETIVA EM PAPEL MACHÊ
Oficineiro: Davi Cananéa

De 24 a 26 de outubro
Horário: 17h às 20h
Público alvo: a partir de 12 anos
Local: Sala de Oficinas, na Unidade Sesc Santa Rita, Rua Dona Geralda, nº 15 - Centro Histórico
Inscrições presencialmente ou pelo e-mail inscricoes.ccsp@sesc.com.br
Número de vagas: 12

A ação tem por objetivo valorizar uma das técnicas artísticas tradicionais da região através da confecção de obra coletiva em Papel Machê.O público alvo da oficina será formado por jovens e adultos que tenham o interesse de desenvolver e/ou aprimorar conhecimentos, criatividade e habilidades manuais. Davi Cananéa tem grande conhecimento na tradicional arte da papietagem, na construção de máscaras e bonecos que “assombram” o Carnaval de Paraty. Foi o artista convidado da quinta edição do Projeto Velotrol, do Sesc Paraty.
 
DIA 25 - QUINTA

ARTE DA PALAVRA 
Bate-papo com os escritores André de Leones e Jorge Nascimento, com mediação do jornalista André Barcinski.
Horário: 19:30h 
Público alvo: Público geral
Local: Sala de Artes Integradas, na Unidade Sesc Santa Rita, Rua Dona Geralda, nº 15 - Centro Histórico
Durante o Aldeia, o Sesc Paraty recebe mais uma etapa do Projeto Arte da Palavra - Circuito de Autores. Dessa vez o bate papo será entre os escritores André de Leones e Jorge Nascimento, com mediação do jornalista André Barcinski.
 
 
CENA AO REDOR - Mostra Processual.
Cena Ao Redor apoia-se na visão “ao redor” e do que "arrodeia" para refletir sobre história cultural, representação local e identidade periférica nas Artes Cênicas, visibilizando a produção teatral nas regiões do Vale do Paraíba, Vale do Café e Costa Verde, interiores do Rio de Janeiro.
Dia: 25 de Outubro
Horário: 15h as 17h
Local: Unidade Sesc Silo - Rua D, 30 - Vila D. Pedro I
Traslado gratuito com saída às 14:30h em frente a Unidade Sesc Santa Rita
Classificação Etária: Livre
Distribuição de Senhas 30 minutos de antes do início do espetáculo.

Participantes:
Grupo Artêros
O Grupo Artêros de Angra dos Reis, fundado em 2014 busca em sua linha uma marca única, sempre baseando seus repertórios em pesquisas temáticas e uma dramaturgia autoral, com esse direcionamento, estreiam no mesmo ano, um espetáculo que seria o marco para a toda a sua trajetória: a montagem “A Cabaça da Existência”.
 
Cia. de Teatro Arte na Garagem
A Cia de Teatro Arte na Garagem surgiu em Paty do Alferes em 2004 a partir do trabalho do teatro no CIEP 278. Apresentávamos na rua, depois nas escolas até que em 2005 fomos contratados para desenvolver trabalhos para a Prefeitura na área de saúde e meio ambiente.
 
Centro Integrado Celeiro das Artes
O Celeiro das Artes é um centro integrado de estudos teatrais, funciona no munícipio de Paty do Alferes desde o ano de 2012, mantendo oficinas regulares de teatro, imersões, residências, pesquisas e montagens teatrais.
 
Cia. de Teatro Cenas em Cena

A CIA de Teatro Cenas em Cena de Mendes, foi fundada em Agosto de 2009, no Município de Engº Paulo de Frontin participando de festivais de esquetes onde ganharam prêmios de melhor ator, melhor esquete, melhor figurino.

Grupo Cultural Cia. da Lua 
O Grupo Cultural Cia da Lua de Angra dos Reis, surgiu em 1994 com a criação do espetáculo “Viagem à Baía dos Reis”, a partir da percepção do teatrólogo e historiador Zequinha Miguel que sentiu a necessidade de oferecer um atrativo histórico cultural aos turistas que visitavam Angra dos Reis.

Coletivo Sala Preta
O Coletivo Sala Preta foi criado em 2009, em Barra Mansa. Destaca-se pelo potencial criativo do fazer artístico como forma de desenvolvimento social e econômico utilizando diferentes ferramentas para cumprir com suas metas.

Coletivo Diletante
O Coletivo Diletante, nasceu na cidade de Angra a partir de uma audição criada para criação de um espetáculo, de onde surgiu “ O que se leva da Vida”, que fez participações em festivais e mostras em 2017 e 2018, que renderam indicações e prêmios com cenas do Coletivo.
 
Grupo Etapa
Fundado em 1974 o Grupo Etapa reúne quase 44 anos de atividades nas artes cênicas em Paty do Alferes considerado um movimento de resistência e difusão cultural.
 
Cia. Loucomotivos Produções

A Companhia Loucomotivos Produções de Paulo de Frontin, se formou a partir de um espetáculo tradicional chamado “Paixão e Morte de Cristo”, na cidade de Engenheiro Paulo de Frontin-RJ, em 2017.

 
DIA 26 - SEXTA

APRESENTAÇÃO MUSICAL BONIFRATE & LADY REMÉDIOS
Horário: 20h
Local: Sala de Artes Integradas, na Unidade Sesc Santa Rita, Rua Dona Geralda, nº 15 - Centro Histórico
O músico Pedro Franke traz ao palco do Sesc Paraty o projeto “Bonifrate” com o repertório do seu novo disco Lady Remédios, um mergulho histórico e social na realidade de Paraty, em que se sobrepõem sátira e apologia, canções e texturas. A voz de José Kléber paira sobre sons de baleeiras e mangues fantasmas, o antigo mito celta de HyBrazil ecoa pelas grutas e sambaquis da Toca do Cassununga, enquanto bolhas retóricas e imobiliárias expulsam da cidade seus velhos guardiões nativos.
 

DIA 27 - SÁBADO

OFICINA CASCATAS CÔMICAS 
La Cascata Cia. Cômica (SP)

Oficineiro Márcio Douglas
Horário: 10:30h às 16h 
Classificação Etária: 14 anos
Local: Unidade Sesc Santa Rita, na Rua Dona Geralda, nº 15 - Centro Histórico
Inscrições presencialmente ou pelo e-mail inscricoes.ccsp@sesc.com.br
Número de vagas: 30
 
A oficina visa proporcionar aos participantes o treinamento gestual cômico através de suas cascatas e claques para construção de repertório individual do palhaço. Público-alvo: Atores, palhaços e interessados em geral.
 
 
APRESENTAÇÃO MUSICAL MARÉ CHEIA - Karina Braz e banda
Horário: 19h
Local: Sala de Artes Integradas, na Unidade Sesc Santa Rita - Rua Dona Geralda, nº 15 - Centro Histórico
 
A apresentação musical baseada no repertório do EP Maré Cheia traz composições inspiradas na maré alta que invade o centro histórico e proporciona um espetáculo cheio de belas imagens.  Karina Braz traz referências das raízes da MPB, tendo como principal inspiração o Mestre Dorival Caymmi e ecoando acordes praianos em suas composições. Sobe ao palco acompanhada dos músicos Pablo Piedade no Contrabaixo, Matias Capovilla no Violino, Gisele Pilz na flauta, Erick Gomes na Bateria, Jonathan Andreoli nas percussões, todos moradores de Paraty.
 
ESPETÁCULO ANIMO FESTAS 
La Cascata Cia. Cômica (SP)

Horário: 21h
Local: Unidade Sesc Silo - Rua D, 30 - Vila D. Pedro I
Classificação Etária: 18 anos
Traslado gratuito com saída às 19:45h no largo da Santa Rita
Distribuição de senhas 30 minutos antes do início do espetáculo
 
No freak-show Animo Festas, o universo do palhaço é personificado na sombria figura de Klaus, que narra suas memórias no “submundo” de festas infantis. Klaus sobrevive de performances em festas infantis e narra suas memórias no “submundo” desses eventos, ao som de rock, música francesa e trilhas infantis dos anos 1980. O paulistano Marcio Douglas, criador da La Cascata Cia. Cômica, encarna o anti-herói da palhaçaria. Esse freak-show de humor ácido reflete sobre questões como o valor do trabalho artístico, a felicidade e a sobrevivência.
 
Serviço:
Projeto Aldeia Paratii - de 18 a 27 de outubro

Todas as atividades são gratuitas
Mais informações pelos números do telefone: (24) 3371-4516 e 3371-8415
<< Voltar


Termos mais procurados

Copyright © 1996 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI WebStudio