Paraty - Versão em português Paraty - English version

PARATY TURISMO
E ECOLOGIA

Oficinas de Estamparia Africana e de Bordado sobre Pano de Juta no Sesc Paraty
(08/06/2018)

Oficinas de Estamparia Africana e de Bordado sobre Pano de Juta no Sesc Paraty

Dias 11 a 16 e 19/06/2018
 
O Sesc Paraty e o Coletivo Bordados Poéticos convidam a dupla de artistas Eloisa Marques e Pedro João Cury para apresentar suas experiências nas Oficinas de Estamparia Africana e de Bordado sobre Pano de Juta no Sesc Paraty.

A experiência com o projeto “Artes e Ofícios: Saberes e Fazeres Ancestrais e Civilizatórios”, contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Negra que possibilitou o intercâmbio cultural em comunidades quilombolas e em áreas periféricas no Brasil e em Cuba, inspirou as Oficinas de Estamparia Africana e de Bordado sobre Pano de Juta, que acontecem nos dias 11 a 16 e 19 de junho, na Unidade Sesc Santa Rita. A dupla de artistas oferece aos participantes das Oficinas a oportunidade de expressarem caminhos, territórios vivenciais e afetivos em permanente busca da construção de Identidades.

A Oficina de Estamparia Africana trabalha com processos africanos de tinturaria artesanal, usando técnicas milenares como adire-alabere (costuras) e adire-oniko (dobras e amarras), presentes em países como Burkina Faso, Congo, Nigéria, entre outros. Na continuidade, a Oficina de Bordado sobre pano de Juta, com linhas e lãs coloridas percorrem as tramas do desenho para compor as cenas inspiradas no universo africano.
 

Professores
Contemplada com o Prêmio Funarte de Arte Negra, Eloísa Marques é artista plástica e têxtil, educadora e jornalista. Em parceria com o artista plástico, sociólogo e cientista político Pedro João Cury, que frequentou a Escola de Folclore dos pesquisadores Rossini Tavares de Lima e Julieta de Andrade, e atualmente desenvolve Oficinas Culturais Criativas, juntos coordenam o projeto de pesquisa-ação “Artes e Ofícios - Saberes e Fazeres Ancestrais e Civilizatórios”, com foco na capacitação artesã, sustentabilidade econômica, formação de multiplicadores, intercâmbio cultural, com oficinas e exposições. Mantém parcerias com o Quilombo do Jaó, Itapeva (SP) e o Museo Casa de África Del La Oficina Del Historiador Del La Ciudad de Habana (Cuba). Representou o Brasil no III Mês da Cultura Brasileira, promovido pela Embaixada do Brasil em Havana. Complementa seus estudos no CEA - Centro de Estudos Africanos da FFLCH/USP.
 

Serviço:
Oficinas de Estamparia Africana e de Bordado sobre Pano de Juta, com Eloísa Marques e Pedro João Cury, que acontecem nos dias 11 a 16 e 19 de junho, horário, na Unidade Sesc Santa Rita, Rua Dona Geralda, 15, Centro Histórico. 
Vagas Limitadas.


Como se inscrever:
As inscrições podem ser realizadas presencialmente na Unidade Sesc Santa Rita (Rua Dona Geralda, 15) ou através do e-mail: inscricoes.ccsp@sesc.com.br
Todas as atividades são gratuitas
Mais informações pelos fones: (24) 3371-4516 e 3371-8415
<< Voltar


Termos mais procurados

Copyright © 1996 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI WebStudio