Paraty - Versão em português Paraty - English version

PARATY TURISMO
E ECOLOGIA

Casa da Cultura de Paraty
(12/04/2018)

Casa da Cultura de Paraty

Novas exposições abrem dia 27/04/2018
Nas salas de exposições, duas novas mostras entram em cartaz, a partir do dia 27: “Amélio, Mestre Cirandeiro”, conta a trajetória de um dos nossos maiores mestres da ciranda. Conhecida dança de roda em diversos cantos do país, a ciranda tem sua representação em Paraty, de maneira única, expressando o cotidiano da cidade de uma forma alegre e contagiante.

Amélio da Silva Vaz, paratiense, se envolveu com a música aos 5 anos, quando já cantava canoa e folia de reis com os irmãos, e acompanhava o pai nas festas de jongo. Aos 80 anos, Seu Amélio é um dos poucos cirandeiros de Paraty a preservar a tradição dos versos rimados de improviso. Ao longo da vida, como muitos mestres cirandeiros, foi lavrador e pescador. Chegou a tocar viola, mas se aperfeiçoou mesmo no pandeiro e na voz e na memória viva que preserva a cultura da ciranda.

A segunda exposição, “A mar, a espera líquida”, de Antonia Moura, e´ um ensaio poético do universo imaginário de mulheres que amam homens do alto mar, embarcados em navios. A narrativa se dá através de uma instalação com fotografias, vídeos, postais, textos, cartas e calcinhas velhas. As calcinhas são objetos de intimidade, memória e ausência, da espera por esse amor que não voltou, seu desgaste reflete a passagem do tempo.


Toda programação da Casa da Cultura de Paraty é gratuita.


Casa da Cultura de Paraty
Rua Dona Geralda, 177 | Centro Histórico
Terça a sábado: das 10h às 22h
Domingo: das 10h às 16h.
Informações: (24) 3371-2325

<< Voltar


Termos mais procurados

Copyright © 1996 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI WebStudio