Paraty - Versão em português Paraty - English version

PARATY TURISMO
E ECOLOGIA

Clube Sesc de Leitores abre as portas para o debate e a discussão literária
(08/03/2018)

Clube Sesc de Leitores abre as portas para o debate e a discussão literária

Atividade começa em 20/03/2018

Os clubes de leitores têm seus ancestrais no século 18, nos salões franceses do Iluminismo. Atualmente as livrarias tem chamado para si essa tradição como uma forma de resgatar a leitura e o debate a partir da seleção de um livro.


O Sesc Paraty inicia esse movimento na Unidade Sesc Santa Rita, instalando o Clube Sesc de Leitores.  Com mediação do jornalista André Barcinski, o livro indicado para esse primeiro ciclo é o “Última Hora”, do escritor potiguar José Almeida Júnior, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura em 2017, que reconstrói um dos períodos mais importantes da história do país. No romance, Almeida Júnior escreve sobre uma das maiores batalhas da imprensa dos anos 1950, a de Carlos Lacerda, da Tribuna da Imprensa, contra Samuel Wainer, dono do jornal Última Hora.


Com a intenção de formação, o Clube Sesc de Leitores pretende ser uma ação regular, que buscará concentrar esforços na criação de um hábito cotidiano de leitura. A ideia é que não existe o ato da escrita sem o ato da leitura.


Como funciona
Em cada ciclo, com duração de dois meses, um livro será lido. Os encontros serão quinzenais, sendo o último de cada ciclo, com o autor da obra selecionada. Serão quatro encontros: três deles com o mediador André Barcinski e um último encontro com a presença do escritor José Almeida Júnior, para um debate final.


Os títulos escolhidos para a leitura são obras vencedoras do Prêmio Sesc de Literatura, concurso literário promovido pelo Sesc desde 2003. Os participantes receberão os livros no ato da inscrição e durante o processo, junto com o mediador, debaterão sobre a obra ampliando assim uma atividade que, muitas vezes, é bastante solitária.


Sobre o mediador
Jornalista e diretor de TV, André Barcinski ganhou o prêmio do Júri do Festival de Sundance (EUA) e o Prêmio do Público no Festival É Tudo Verdade (São Paulo) com o documentário “Maldito” (2001), sobre a vida do cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão. O filme foi exibido em mais de 15 festivais internacionais e em cerca de 20 países.


É crítico de cinema e música da “Folha de S. Paulo”. Escreveu sete livros, incluindo “Barulho - uma viagem pelo underground do rock americano”, vencedor do prêmio Jabuti em 1992, e “Pavões Misteriosos”, sobre a música pop brasileira dos anos 70 e 80. Em 2016 lançou a biografia do cantor João Gordo, e em outubro de 2017 lançou a biografia de Marcelo Nova, cantor da banda Camisa de Vênus. Escreveu os roteiros da série “Zé do Caixão” (2015), do canal Space.


Sobre o autor
José Almeida Júnior, é natural de Mossoró, RN, possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Especialização em Direito Processual pela Universidade do Amazonas e Direito Civil. Atualmente é Defensor Público - Defensoria Pública do Distrito Federal.


JoseAlmeidaJunior.jpg

 

Público Alvo
Professores, educadores e interessados em literatura de forma geral.

Datas do primeiro ciclo
20 de março; 3, 17 e 24 de abril - 19h às 21h

Local:
Unidade Sesc Santas Rita - Rua Dona Geralda, 15, Centro Histórico.

Inscrição e retirada do livro presencialmente na Unidade Sesc Santas Rita - Rua Dona Geralda, 15, Centro Histórico.

Fones do Sesc Paraty: (24) 3371-4516 / 3371-8415

 

 

 

 

<< Voltar


Termos mais procurados

Copyright © 1996 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI WebStudio