Paraty - Versão em português Paraty - English version

PARATY TURISMO
E ECOLOGIA

Música no Museu de Arte Sacra de Paraty
(04/11/2017)

Música no Museu de Arte Sacra de Paraty

Coralusp apresenta peça para público infantil
No sábado, dia 25/11/20117 às 10h as crianças terão a oportunidade única de assistir a JUVENAL E O DRAGÃO, composta por Nibaldo Araneda, especialmente para o grupo Sestina do CORALUSP.

A apresentação faz parte do PROGRAMA MÚSICA NA MUSEU, promovido pela Associação Amigos do Museu de Arte Sacra de Paraty.

A peça foi composta para coro misto, piano e narrador e foi baseada na literatura de cordel de Leandro Gomes de Barros.  A regência ficará a cargo da maestrina Marcia Henstchel, regente do Sestina e atual diretora artística do Coralusp. A narração será feita pela atriz Lilian Guerra e o piano ficará nas mãos de Eduardo Dobay. O compositor estará presente cantando no coro. 

marcia_200.jpg    lilian_guerra_200.jpg

Nibaldo Araneda, o compositor

Nibaldo Araneda.jpg

Há 25 anos dedica sua carreira ao canto coral atuando como regente, cantor lírico, preparador vocal e compositor. Formado pela UNESP, integrou o Coro da OSESP por dezessete anos. Seus arranjos e composições são regularmente cantados por importantes coros brasileiros onde destacam-se ‘Oração do Aflito - Salmo 102’ e ‘Ismália’, obras gravadas no Brasil e no exterior.

Nibaldo Araneda atuou como regente do Coral Paulistano do Theatro Municipal de São Paulo e do Coral Jovem do Estado. Desde 2005 é regularmente convidado como preparador do coro para as montagens líricas do Theatro São Pedro. Atualmente é o maestro titular do Coral Lírico Paulista e Diretor Artístico do Collegium Musicum de São Paulo.

Juvenal e o Dragão, segundo Nibaldo


"Minha vida musical está conectada ao Coralusp. Comecei a cantar ali, em 1989, acompanhando, além dos ensaios, as aulas de técnica vocal, teoria musical, piano complementar, percussão, entre outras. Estas aulas tornaram-se as ferramentas perfeitas para me apaixonar pela Música. Seduzido definitivamente, passei a dedicar a minha vida à Música Coral atuando como cantor, maestro, arranjador e compositor. Nada me parece mais apropriado do que poder escrever uma obra coral inédita para o Coralusp no ano em que ele completa 50 anos de existência.

Graças à enorme confiança de Márcia Hentschel, fiquei livre para procurar o tema para uma composição de trinta minutos. Pelas características do Coralusp, especialmente do grupo Sestina, decidi procurar algum tema brasileiro. Não foi difícil decidir-me pela Literatura de Cordel. Este gênero literário, com profundas raízes na cultura popular, encaixava-se perfeitamente no que procurava. Desenvolvido especialmente no Nordeste do Brasil, celebra a vida pastoril, reconta o drama do cangaço, documenta as secas e outros flagelos da região.

Mas qual cordel escolher?

Decidi procurar um cordel que ‘representasse’ muito bem este gênero. Toda minha pesquisa me conduziu para a obra de Leandro Gomes de Barros (1865-1918), poeta paraibano que, mesmo sem ser o primeiro cordelista brasileiro, foi o modelo principal de seus conterrâneos e de todos que o sucederam. Em especial, o seu cordel “A História de Juvenal e o Dragão” tornou-se uma ‘narrativa modelo’ para outros importantes cordelistas. A relevância de Leandro Gomes de Barros é tamanha que teve seu talento reconhecido por nomes como Mário de Andrade, Ariano Suassuna e Carlos Drummond de Andrade. Basta dizer que é ele é chamado de o ‘poeta maior’ da Literatura de Cordel."


Mais Coralusp à noite...

No mesmo dia 25/11/2017, o Coralusp apresentará a MISA A BUENOS AIRES (MISATANGO), do compositor argentino Martín Palmeri, que virá a Paraty, especialmente para reger o Coralusp, a convite da Associação Amigos do Museu de Arte Sacra de Paraty.Saiba mais sobre a peça.


SERVIÇO: - Concerto do Coralusp - Grupo Sestina
Entrada Franca

Juvenal e o Dragão  - Para público infantil
Dia: 25/11/2017 às 10h

Misa a Buenos Aires (Misatango)

Dia: 25/11/2017 às 21h

Local: Museu de Arte Sacra de Paraty / IBRAM - Igreja Santa Rita
Largo de Santa Rita - Centro Histórico de Paraty

logo_MAS_paraty_200.jpg




<< Voltar

Termos mais procurados

Copyright © 1996 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI WebStudio