Paraty - Versão em português Paraty - English version

PARATY TURISMO
E ECOLOGIA

Candidatura de Paraty a Cidade Criativa da UNESCO
(09/10/2017)

Candidatura de Paraty a Cidade Criativa da UNESCO

Apresentação dia 07/10/2017 às 17h
Paraty candidatou-se a fazer parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco pela gastronomia. Após obter o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, e da Comissão Nacional Brasileira para a UNESCO, a Secretaria Municipal de Cultura enviou em junho de 2017 o formulário e demais documentos necessários. A documentação foi aprovada e a candidatura será submetida à Comissão de Avaliação da UNESCO, com a resposta final prevista para outubro deste ano.

No dia 07 de outubro, sábado do MIMO, a Prefeitura Municipal de Paraty convidou a todos os interessados, na Casa da Cultura de Paraty, para a apresentação do dossiê entregue à UNESCO.

Paraty apresentou sua candidatura a integrar a Rede de Cidades Criativas na área da gastronomia tanto por sua importância na cultura e história da cidade quanto pelo desenvolvimento consistente e continuado que pode ser constatado nessa área nos últimos 15 anos.
 
Basta citar um produto - a Cachaça, com seus mais de 150 alambiques no período de maior prosperidade da cidade no século XIX - e uma receita - a farofa de feijão, alimento essencial dos tropeiros que percorriam o Caminho do Ouro, e ainda hoje a iguaria mais singular do tradicional almoço da Festa do Divino, Patrimônio Cultural Nacional - para atestar a importância da gastronomia em Paraty, fruto de uma combinação secular de influências indígenas, portuguesas e africanas.

A Secretaria Municipal de Cultura coordenou a preparação da candidatura, articulando-se com a Secretaria de Estado da Cultura e em seguida com os stakeholders da gastronomia,convocados para três reuniões em que participaram cerca de 50 representantes dos setores público (secretarias de pesca, agricultura, turismo, meio ambiente, educação), privado (chefs e organizações, como o Polo Gastronômico e o Paraty Convention & Visitor’s Bureau; Sesc e Sebrae), do terceiro setor (como Fórum DLIS e OTSS da Bocaina) e da academia (Universidade Federal Fluminense), aos quais foram submetidos questionários e realizadas entrevistas complementares. A partir das informações coletadas foi produzido todo o material necessário para a candidatura, incluindo o dossiê que será apresentado.


Apresentação do Dossiê de Candidatura a Cidade Criativa da UNESCO

Local: Casa da Cultura de Paraty
Data: 7 de outubro de 2017 às  17 horas

Galeria de Fotos

<< Voltar

Termos mais procurados

Copyright © 1996 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI WebStudio