Paraty - Versão em português Paraty - English version

PARATY TURISMO
E ECOLOGIA

(06/07/2004)

Posto de saúde indígena

Posto Nhanhepoanoa Renda Tekoa Itaxi, em Paraty-Mirim
Posto Nhanhepoanoa Renda Tekoa Itaxi, em Paraty-Mirim
O primeiro posto de saúde indígena na Aldeia Guarani Itaxi em Paraty-mirim, Paraty, no sul fluminense será inaugurado na próxima segunda-feira, dia 19 de janeiro, às 11 horas. Participam da solenidade de inauguração o coordenador regional da FUNASA, Marcos Musafir, o prefeito de Paraty, José Cláudio de Araújo e o secretário municipal de saúde do município, Rubem Pereira Filho.

O posto Nhanhepoanoa Renda Tekoa Itaxi , que em guarani quer dizer Nossa Casa de Saúde Local da Aldeia de Paraty-mirim conta com infra-estrutura física e equipe multidisciplinar com médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e dentista para atender aos índios da maior aldeia de Paraty, que tem aproximadamente 180 pessoas.

Os profissionais de saúde estão preparados para atendimentos de primeiros socorros, de doenças freqüentes como infecção respiratória e diarréia, acompanhamento de gestantes, de pacientes crônicos e em tratamentos de longa duração. Também vão promover ações de informação em saúde, educação sanitária, controle de doenças sexualmente transmissíveis, vigilância epidemiológica e nutricional.

O posto também conta com três agentes indígenas de saúde que estão sendo treinados, eles acompanham e auxiliam a equipe multidisciplinar. Com o atendimento preventivo e contínuo desenvolvido na região caiu bastante o número de mortalidade.



Informações para a imprensa:
Dr. Marcos Musafir – 9982-1645
Stela Martins
Século Z Comunicação
Tel.: 2240-5905
Stela Martins
Século Z Comunicação
Tel: (21) 2240-5905
<< Voltar


Termos mais procurados

Copyright © 1996 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI WebStudio