Paraty, turismo, cultura e natureza

Museu de Arte Sacra de Paraty/Ibram

Museu de Arte Sacra de Paraty

Vitrine de Dezembro

O Museu de Arte Sacra de Paraty/Ibram recebe três santas – Bárbara, Conceição e Luzia, na vitrine do mês. As santas vão ficar expostas no museu até o fim de janeiro. A exposição apresenta a tela de Nossa Senhora da Conceição datada do século XVIII pertencente a Igreja do Rosário (Paraty – RJ) e inspirada nas pinturas do artista espanhol Bartolomé Esteban Perez Murillo (1617-1682), que serviu de modelo para diversas bandeiras de mastro usadas em Paraty (RJ) nas festas de Nossa Senhora da Conceição na cidade e zona rural até meados do século XX.

Santa Bárbara

Segundo a tradição, Santa Bárbara era a única filha de um homem rico chamado Dióscoro. O pai da futura santa tinha receio de deixá-la conviver com a sociedade da época, considerada corrupta. Por isso, a trancou em uma torre. Com o passar dos anos, a opção de Santa Bárbara de ser cristã desagradou profundamente o pai.

Tempos depois, Dióscoro denunciou a filha às autoridades romanas. A religiosa teria, então, sido torturada. O objetivo das autoridades do Império Romano era fazer com que Bárbara negasse a Cristo, o que não aconteceu. Com isso, ela foi condenada à morte. Santa Bárbara teria sido decapitada no ano de 317, aos 37 anos, pelo próprio pai. A santa, venerada nas igrejas católica, ortodoxa, anglicana e nas religiões afro-brasileiras, tem seu dia comemorado em 4 de dezembro. Santa Bárbara é considerada a padroeira de todos os profissionais que lidam com o fogo, como bombeiros, e protetora contra tempestades e trovões.

Santa Conceição

A devoção à Nossa Senhora da Conceição é antiga. Oficialmente, a igreja católica festeja a data de 8 de dezembro desde 1477, quando a celebração passou a constar no calendário após ordem do papa Sisto IV. A festa ganhou força em Portugal ao longo do tempo, a ponto de Nossa Senhora da Conceição ser considerada a padroeira da nação em 1646. Com isso, as colônias lusitanas, como o Brasil, passaram a ter a santa como padroeira. Nossa Senhora da Conceição é a santa da igreja católica cuja festa litúrgica acontece hoje, dia 08 de dezembro.

Santa Luzia

De acordo com a tradição, Luzia consagrou sua vida a Deus e fez o voto de castidade e fidelidade a Jesus. Além disso, entregou seu dote de casamento e seus bens para os pobres. Aconteceu, porém, que Luzia tinha um pretendente para casamento. E este não se conformou com a decisão e a denunciou ao governador, acusando-a de ser cristã. O imperador tinha emitido um decreto para punir os cristãos. Santa Luzia foi julgada e condenada. Ela teve os olhos arrancados. Daí vem a devoção a Santa Luzia como protetora dos olhos.

O Museu de Arte Sacra de Paraty está aberto as quartas e sábados das 9h às 17h, conforme orientações do município de Paraty. Em função da pandemia do Covid-19, há limitação no número de visitantes.

FONTE: https://www.gov.br/museus/pt-br/assuntos/noticias/museu-de-arte-sacra-de-paraty-abre-exposicao-dedicada-as-santas-barbara-conceicao-e-luzia

Categorias
Email Marketing Locaweb
Compartilhe em suas redes sociais: