Festa de Santa Rita

Festa de Santa Rita em Paraty

(Foto: Rogerio Huss)

De 08 a 17 de julho de 2022

A igreja de Santa Rita é o cartão postal da cidade e palco da tradicional festa de Santa Rita que acontece desde quando a igreja foi fundada, em 1722. Nesta igreja funciona o Museu de Arte Sacra de Paraty, mas nos dias de festa lá também acontecerão as missas, ladainhas e solenidades dedicadas à “advogada das causas impossíveis”, codinome dado a Santa Rita por seus fiéis e devotos.

São 10 dias de comemoração no mês de julho. Toda a cidade é decorada com bandeiras brancas e amarelas, para a programação do evento que inclui procissões, missas e ladainhas. 

A festa reúne moradores das regiões próximas à cidade, a população local e os visitantes, integrando as comunidades, algo comum na festa de Paraty.

A Festa de Santa Rita, busca resgatar aspectos bem tradicionais em sua realização. A Festa acontece no Largo de Santa Rita e mantém seu aspecto de quermesse tradicional com uma dimensão menor e mais aconchegante em relação às outras festas religiosas do Centro Histórico, durante o seu segundo fim de semana.